A declaração de Dorival Jr direcionada a Endrick

Endrick Felipe Moreira com a camisa do Real Madrid em 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

Endrick ficou fora da lista de convocados de Dorival Júnior pela primeira vez desde que o técnico assumiu o comando da Seleção Brasileira. O jovem atacante, que marcou três gols sob o comando de Dorival, incluindo o primeiro gol da nova era do treinador no amistoso contra a Inglaterra em Wembley, não foi chamado para os próximos jogos das Eliminatórias para a Copa de 2026. O Brasil enfrenta a Venezuela, no dia 14, e o Uruguai, dia 19, em Salvador.

Dorival sempre foi cauteloso ao falar sobre Endrick, ressaltando a necessidade de paciência em um momento de transição na carreira do atleta, que trocou o Palmeiras pelo Real Madrid. Para o treinador, o período de adaptação é fundamental para o jovem de 18 anos, que agora lida com a alta competitividade no clube espanhol, onde não tem tido tantas oportunidades. “É natural que um jogador não atuando em seu clube crie uma situação complicada. Defendo que todos precisam atuar para estar na Seleção. Não há tempo de recuperá-lo nas melhores condições”, explicou Dorival.

Endrick participou de nove jogos pelo Real Madrid, com dois gols marcados, mas nos últimos cinco jogos de outubro, entrou em campo apenas uma vez, acumulando apenas 57 minutos e sem balançar as redes. Esse desempenho pesou na decisão de Dorival, que destacou a importância de chamar jogadores que estão em atividade e em alta forma para as competições com a Amarelinha.

A boa fase de outros jovens talentos também influenciou a ausência de Endrick. Luiz Henrique e Igor Jesus, ambos do Botafogo, se destacaram nos jogos de setembro, contra Chile e Peru, e ganharam espaço na equipe. Além de Endrick, Gabriel Martinelli, do Arsenal, também ficou de fora desta convocação. A dupla do Botafogo é vista como uma aposta de Dorival para os próximos confrontos.

Entre as novidades da lista está o zagueiro Murillo, do Nottingham Forest, que recebe sua primeira convocação para a Seleção. Ex-Corinthians, o defensor de 22 anos terá a chance de integrar a defesa ao lado de nomes experientes, como Marquinhos, Eder Militão e Gabriel Magalhães. No ataque, Vinícius Júnior volta a ser opção, após se recuperar de uma lesão no ombro que o tirou dos últimos amistosos.

Outra novidade é o retorno de Guilherme Arana, que recuperado de lesão, volta à lateral esquerda. Arana, titular da posição, será peça importante nos duelos de novembro, reforçando o time ao lado do promissor meia Estêvão, do Palmeiras, que também retorna após se recuperar de um problema físico.