A declaração de Dorival Jr direcionada a Neymar

Neymar em ação pela Seleção Brasileira (Foto: Andre Borges/EFE)

A lista dos convocados da Seleção Brasileira para a disputa das partidas contra Venezuela e Uruguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, foi divulgada pelo técnico Dorival Júnior, nesta sexta-feira (1/11). A maior ausência entre os 23 nomes revelados por ele, é a do camisa 10, Neymar.

Neymar ficou mais de um ano parado por conta de uma lesão no joelho esquerdo e voltou a atuar pelo Al-Hilal há poucas semanas. Ele entrou no segundo tempo da partida da Liga dos Campeões da Ásia na vitória por 5 a 4 sobre o Al Ain, em 21 de outubro. No entanto, por não ter estar na lista de inscritos para o Campeonato Saudita, não atua desde então.

A expectativa era de que ele se recuperasse fisicamente e pudesse atuar pela Seleção Brasileira nas partidas das Eliminatórias. Porém, Dorival Júnior entendeu que não é a melhor hora para ele voltar a jogar pelo Brasil.

“Todos nós estamos muito atentos com a evolução. Ele já está praticamente totalmente recuperado, mas teve poucos minutos, foi o que pesou bastante. Ele se dispôs a estar aqui dentro. Gostaria muito de ser relacionado, mas ele também entendeu a situação, a condição em que se apresenta, a pouca minutagem em campo e as próprias cobranças que todos nós faríamos com ele no banco ou dentro de campo. Temos que respeitar o processo do clube”, disse e continuou. “Um atleta do nível dele ter o prazer de estar aqui dentro sempre, isso para nós tem uma importância muito grande, mesmo ele não estando na totalidade de suas condições. Por isso, acredito que a gente tenha que valorizar essa postura que ele teve. Decidimos não trazê-lo para não precipitar”.

O camisa 10 seria crucial no momento de instabilidade que o Brasil vive. A Seleção é apenas a 4ª colocada nas Eliminatórias e o técnico Dorival Júnior reconhece isso.

“Não é uma situação fácil e simples. A Copa América foi muito importante para um conhecimento melhor de cada atleta. Estamos sempre pensando em jogadores que desempenhem funções em campo. Não apenas uma única”, disse e finalizou. “Estamos em evolução, ainda não é o ideal, vamos oscilar um pouco até encontrar essa regularidade, estamos caminhando para uma outra condição. Para que no ano seguinte a gente seja ainda melhores”.

Lista de convocados 

Foram convocados para os jogos pelas rodadas 11 e 12 das eliminatórias, contra Venezuela e Uruguai, respectivamente os seguintes jogadores:

  • Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
  • Laterais-direitos: Danilo (Juventus) e Vanderson (Mônaco)
  • Laterais-esquerdos: Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético)
  • Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest)
  • Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andereas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo) e Lucas Paquetá (West Ham)
  • Atacantes: Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Igor Jesus (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City), Raphinha (Barcelona) e Vinícius Júnior (Real Madrid)