Corinthians é eliminado da Sul-Americana e fica com poucas chances de vaga para a Copa do Brasil 2025
Na noite de ontem (31), o Corinthians foi eliminado da Copa Sul-Americana após a derrota por 2 a 1 para o Racing, na Argentina. Com isso, o clube perde uma das últimas chances de garantir vaga para a Copa Betano do Brasil 2025. Após a eliminação precoce na fase de grupos do Campeonato Paulista, o Timão não possui vaga direta para a competição nacional e, agora, precisa buscar alternativas para se classificar.
Com as saídas nas competições secundárias, o único caminho que resta ao Corinthians para conquistar uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano é se classificar para a Libertadores através do Campeonato Brasileiro.
Para isso, o clube precisa terminar o Brasileirão entre os seis primeiros colocados (G-6), o que é improvável na atual situação. Porém, a depender dos campeões das copas, o G-6 pode se ampliar, possivelmente até o G-9.
Se o Botafogo vencer a Libertadores e o Flamengo conquistar a Copa do Brasil, por exemplo, abrirão vagas adicionais, e o 8º colocado se classificaria para a Copa Libertadores. No momento, o Cruzeiro, que ainda disputa a final da Sul-Americana, ocupa o 8º lugar, e uma eventual vitória dos mineiros poderia abrir uma 9ª vaga para a Libertadores.
O Corinthians, atualmente, está a oito pontos do 9º lugar, com sete rodadas restantes no Brasileirão e 21 pontos em disputa. Embora difícil, ainda há esperança se o Timão conseguir uma reta final quase perfeita. Um dos jogos decisivos será contra o Vasco, confronto direto na disputa por essa última vaga.
Até o ano passado, clubes de melhor posição no ranking da CBF, como o Corinthians, tinham vaga automática na Copa do Brasil. Com a mudança nas regras para a edição de 2024, apenas os campeões e classificados das competições estaduais e regionais, além dos classificados para a Libertadores, têm vaga garantida. No estado de São Paulo, a única vaga extra é a do campeão da Copa Paulista, que neste ano foi o Monte Azul.