Luís Castro vai treinar o Corinthians?

Luis Castro durante uma viagem do Al Nassr (Foto: Divulgação/Al Nassr)

Após as eliminações nas Copas e a permanência próximo à zona de rebaixamento, o trabalho de Ramon Diaz começa a ser questionado no Corinthians. De acordo com o jornalista Samir Carvalho, além de ser contestado, o treinador argentino pode sair do clube. O nome cotado para assumir o cargo, é o do português Luís Castro.

O Corinthians deixou de viver o sonho de conquistar um título nesta temporada com as eliminações para Flamengo e Racing pelas Copas do Brasil e Sul-Americana, respectivamente. 

A primeira aconteceu após um empate em 0 a 0, dentro da NeoQuímica Arena. O Corinthians teve um jogador a mais desde os 28 minutos da primeira etapa, quando Bruno Henrique foi expulso, mas não conseguiu furar a defesa rubro-negra. Com a igualdade no placar e a soma da derrota por 1 a 0, no Maracanã, o Alvinegro caiu na semifinal da Copa do Brasil.

A segunda, mais recente, aconteceu na última quinta-feira (31/11), pela Copa Sul-Americana. O Corinthians havia empatado em casa por 2 a 2 com o Racing e precisava de uma vitória simples para avançar à final da competição. O time até abriu o placar com um gol de Yuri Alberto, mas não resistiu à pressão argentina e sofreu o revés. Com a derrota por 2 a 1, o clube do Parque São Jorge deu adeus ao torneio também nas semifinais.

Um título, em uma das disputas, além de melhorar o clima de descontentamento com a diretoria de Augusto Melo, também salvaria a temporada. Isso porque o Timão pode ficar de fora da próxima Copa do Brasil. Como não ficou entre os 5 primeiros colocados do Campeonato Paulista, a equipe precisaria se classificar para a próxima Libertadores da América para garantir a vaga. Embora seja matematicamente possível chegar a competição continental via Brasileirão, é bastante improvável que o time consiga uma arrancada e termine no G7 ou G8. Portanto, ganhar uma das copas seria a maneira mais viável.

Com todas as possibilidades esgotadas, os 35 pontos na tabela e apenas 1 ponto acima do Z4, o trabalho de Ramon Diaz começa a ser questionado e uma troca pode acontecer ainda nesta temporada. Segundo o jornalista Samir Carvalho, o nome mais cotado para assumir é o do português Luís Castro, que já dirigiu o Botafogo, em 2023.

De acordo com Samir, existem conversas em andamento, mas o custo para contratar o treinador é considerado alto. As tratativas, ainda, começaram antes mesmo do duelo da volta das semifinais da Sul-Americana, contra o Racing. Outros treinadores também tem sido oferecidos ao Corinthians.