Limitação da torcida rival, possibilidade de cinco títulos em 2024 e recado de Marcos: as últimas do Botafogo

Tiquinho Soares em ação pelo Botafogo contra o Flamengo (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF)

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Botafogo se concentram nos bastidores do clube, com destaques como a limitação do rival e possibilidade de cinco títulos em 2024.

Por conta deste contexto, leia abaixo um resumo preparado pela equipe do portal Gávea News para lhe manter muito bem informado!

Recado de Marcos

Em entrevista ao podcast “Benja Me Mucho”, o ex-goleiro e ídolo do Palmeiras, Marcos, elogiou o desempenho do Botafogo na goleada por 5 a 0 sobre o Peñarol na ida das semifinais da Libertadores, garantindo sua classificação à final. Ele alertou para a violência que o time enfrentaria no Uruguai e a necessidade de uma arbitragem competente para conter possíveis excessos. O aviso se confirmou quando torcedores do Peñarol atacaram com pedras o ônibus dos fãs alvinegros, levando a partida a ser transferida para o Estádio Centenário por questões de segurança. (leia a matéria completa)

No confronto de volta, o técnico Artur Jorge poupou cinco titulares para evitar suspensões, e apesar da derrota por 3 a 1, a vantagem acumulada garantiu a vaga na final.

Com isso, o Botafogo segue em busca de seu primeiro título de Libertadores e lidera também o Brasileirão com 64 pontos, três à frente do Palmeiras, em um duelo direto decisivo na 36ª rodada.

A campanha do Botafogo é histórica, com a possibilidade de conquistar tanto a Libertadores quanto o Brasileirão. Com grandes expectativas para os últimos desafios da temporada, a equipe comandada por Artur Jorge busca consolidar um ano marcante com títulos expressivos.

Possibilidade de cinco títulos em 2024

O Botafogo está em uma posição privilegiada para potencialmente conquistar até cinco títulos até o final de 2024, após garantir sua vaga na final da Libertadores contra o Atlético-MG. O clube carioca lidera também o Campeonato Brasileiro, com três pontos de vantagem sobre o Palmeiras, e, se vencer o Galo na final marcada para o dia 30 de novembro, em Buenos Aires, se classificará para outras competições internacionais. (leia a matéria completa)

Taça da Libertadores. (Foto: Divulgação)

A vitória na Libertadores garantirá ao Botafogo uma vaga na Copa Intercontinental da Fifa, que será disputada em dezembro no Catar. O time enfrentaria o Pachuca, do México, pela disputa do Dérbi das Américas, e, se avançar, jogaria a semifinal contra o Al-Ahly, do Egito, pela Fifa Challenger Cup. Caso siga vitorioso, a final seria contra o Real Madrid, em Lusail, no dia 18 de dezembro.

Além das competições em 2024, a conquista da Libertadores abrirá caminho para a disputa da Recopa Sul-Americana em 2025, contra o vencedor da Copa Sul-Americana, que ainda está entre Cruzeiro, Racing e Corinthians. Outro desafio em 2025 seria o Super Mundial de Clubes da Fifa, previsto para ocorrer nos Estados Unidos, reunindo campeões continentais em um formato expandido.

Limitação da torcida rival

O Botafogo enfrentou dificuldades de segurança durante sua passagem pelo Uruguai para a semifinal da Libertadores contra o Peñarol. Após a derrota por 3 a 1 no Estádio Centenário, que não impediu a classificação graças à vantagem no placar agregado (6 a 3), a equipe optou por deixar o campo sem conceder entrevistas devido à presença de pessoas estranhas que aumentavam o risco de incidentes. A saída dos jogadores foi realizada após 40 minutos de espera no gramado para garantir segurança. (leia a matéria completa)

Torcida do Botafogo no jogo contra o Palmeiras pela Libertadores Botafogo/Flickr

Além do ambiente tenso no estádio, o ônibus do Botafogo e veículos de torcedores foram alvos de apedrejamento. Embora não houvesse feridos, o episódio destacou o clima hostil da partida. Manifestações racistas e faixas em apoio a torcedores do Peñarol presos no Rio também contribuíram para o cenário conturbado. Antes, no jogo de ida no Brasil, houve vandalismo e detenções, acirrando os ânimos entre as torcidas.

Agora, o Botafogo foca na preparação para sua primeira final da Libertadores, marcada para 30 de novembro no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, onde enfrentará o Atlético-MG, que busca o bicampeonato. O time carioca tentará fazer história e conquistar seu primeiro título continental, superando as adversidades recentes.