Racing x Corinthians: Conmebol divulga conversa do VAR em lance polêmico

Escudo do Corinthians (Foto: Reprodução/Instagram)

Timão foi derrotado por 1 a 0 e foi eliminado da Sul-Americana

Na última quinta-feira (31), o Corinthians perdeu por 2 a 1 de virada para o Racing, no El Cilindro e foi eliminado da Copa Sul-Americana de 2024. Apesar disso, a partida ficou marcada também por um lance que gerou bastante polêmica.

Na ocasião, o Corinthians vencia o jogo por 1 a 0, quando o árbitro marcou pênalti para o Racing ainda na primeira etapa da partida. O árbitro apontou penalidade máxima aos argentinos após toque de mão do volante José Martínez. O atleta não concordou e reclamou, mas a decisão foi mantida.

No lance, o árbitro da partida marcou o pênalti na mesma hora, sem precisar utilizar o auxílio do VAR, que apenas conferiu se prosseguia a marcação do juiz. A Conmebol divulgou o áudio da equipe do VAR, que mostrou concordância: “com essa imagem, claríssimo. Vai com a mão aberta, separada do corpo, ocupa espaço. Uma mão de bloqueio“.

Além da confirmação da infração de José Martínez, o árbitro de vídeo também conferiu e confirmou que todos os jogadores da equipe do Racing que participaram do lance, estavam em posição legal e que não estavam em impedimento.

A eliminação custou cara para o Corinthians, já que a Copa Sul-Americana era a única chance de título do clube em 2024. Além disso, com a queda, o Timão corre sério risco de ficar de fora da Copa do Brasil de 2025.

Agora, o Corinthians foca apenas em se salvar do rebaixamento. Neste momento, a equipe ocupa a 15° colocação do Campeonato Brasileiro com 35 pontos. Na segunda-feira (4), o Timão enfrenta o Palmeiras, na Neo Química Arena, às 20h (horário de Brasília). A partida é válida pela 32° rodada do Brasileirão.