Cruzeiro atinge marca expressiva entre os rivais brasileiros

Jogadores do Cruzeiro comemorando durante partida contra o Botafogo pelo Brasileirão 2024 (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Raposa é o segundo time brasileiro com mais finais internacionais

O Cruzeiro está na final da Copa Sul-Americana de 2024 e chegou a 16 finais internacionais em toda história, sendo o segundo time brasileiro no ranking com mais finais, atrás apenas do São Paulo. 16 também é o período de tempo que a Raposa ficou sem chegar a uma decisão sul-americana.

Apesar de 16 finais internacionais, essa é a primeira vez que o Cruzeiro está na final da Copa Sul-Americana. A Raposa eliminou o Lanús, da Argentina na última quarta-feira (30), no estádio La Fortaleza. São Paulo (18), Cruzeiro (16) e Flamengo (12) são os times brasileiros com mais finais sul-americanas na história.

Na história da Libertadores, o Cruzeiro disputou quatro finais, tendo conquistado a competição em 1976 e 1997. Nos anos de 1977 e 2009, a Raposa ficou apenas com o vice-campeonato. O clube também disputou três finais de Recopa Sul-Americana. Em 1992 e 1993, foi derrotado nos pênaltis por Colo-Colo, do Chile, e São Paulo. Já em 1998, com a partida realizada em 1999, a Raposa superou o River Plate e conquistou o título.

O time também chegou a uma final da antiga Copa Mercosul, competição que antecedeu a criação da Copa Sul-Americana pela Conmebol. No ano de 1998, na disputa entre times brasileiros, o Cruzeiro acabou sendo derrotado pelo Palmeiras.

O Cruzeiro soma mais quatro finais da Supercopa da Libertadores. A Raposa se consagrou campeã contra River Plate (1991) e Racing (1992) e em 1988 e 1996 ficou apenas com o vice-campeonato, ao perder para Racing e Vélez Sarsfield, todos da Argentina.

O clube também chegou a final da extinta Copa Máster, competição que reunia os campeões da Supercopa. O Cruzeiro disputou as finais das duas edições do campeonato: em 1992, foi derrotado pelo Boca Juniors e em 1995 conquistou o título ao vencer o Olimpia, do Paraguai na decisão.

Para finalizar, o Cruzeiro também disputou a final da Copa Ouro, torneio que reunia os campeões de todas as competições da Conmebol na época. O clube faturou o título no ano de 1995, ao vencer o São Paulo na grande decisão.

Cruzeiro e Racing, da Argentina, disputam o título da Copa Sul-Americana no dia 23 de novembro, no Estádio General Pablo Rojas, o “Nueva Olla”, casa do Cerro Porteño, em Assunção, Paraguai. A bola rola às 17h (horário de Brasília).