Renato Gaúcho prepara o time do Grêmio com novidade no time titular

Renato Gaúcho comanda treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

A partida entre Grêmio e Palmeiras na próxima sexta-feira (8) promete ser decisiva, e o técnico Renato Gaúcho já avalia possíveis mudanças estratégicas no meio-campo. 

Uma das grandes dúvidas é a volta de um armador ao esquema do Tricolor, o que poderá influenciar diretamente no desempenho da equipe. Com isso, a preparação se intensifica para ajustar o time e tentar surpreender o adversário.

Time sem armador

No último confronto contra o Fluminense, que terminou em um empate por 2 a 2 no Maracanã, Renato optou por um meio-campo sem armador fixo, formando um tripé com Villasanti, Dodi e Edenilson. 

A ideia era apostar em velocidade nos contra-ataques com Aravena e Soteldo, sem contar com a presença de Cristaldo e Monsalve, dois jogadores que possuem características mais ofensivas. 

Segundo Renato, essa foi uma decisão estratégica: “Pela parte tática, preferi não colocar nenhum dos dois (como titular). Depois, coloquei (durante o jogo). Já falei que, dependendo do adversário, do local, do que a gente precisa, a gente vai fazer mudanças.”

Cristaldo e Monsalve: possível retorno ao time titular

Ainda assim, o treinador valorizou a qualidade dos meias, deixando em aberto a possibilidade de escalar Cristaldo ou Monsalve entre os titulares. “O importante é que temos jogadores de qualidade. Poucos times no Brasil têm esses meias bons e o Grêmio tem dois”, afirmou Renato. 

Cabe ressaltar que a presença de um armador pode oferecer maior controle de bola e criação de jogadas no meio-campo, o que poderia ser um diferencial no confronto com o Palmeiras.

Preparação e ajustes finais

Vale destacar que Renato também está monitorando a situação de Kannemann, que teve uma virose e sentiu dores no quadril. Além disso, o técnico enfatiza que as escolhas são sempre baseadas nas necessidades da equipe. “Tenho revezado, mas depende muito do que precisamos no jogo.”, disse Renato.

Dessa maneira, Renato deve fazer os últimos ajustes para definir o esquema que possa trazer o melhor resultado possível contra o Palmeiras.