Uma das cenas que marcou o clássico entre Corinthians e Palmeiras na noite de ontem (4) foi uma cabeça verdadeira de porco jogada pela torcida do Corinthians no gramado.
Para quem não sabe, o apelido de ‘Porco’ entoado com orgulho pelos palmeirenses surgiu como uma ofensa da torcida do Corinthians para os torcedores alviverdes.
- Augusto Melo é sincero ao falar sobre os bastidores do Corinthians
- A declaração de Matheuzinho sobre o jogo entre Corinthians x Palmeiras
Tudo começou após um trágico acidente de carro que matou dois jogadores do Corinthians, Lidu e Eduardo, em 1969. O Corinthians precisava de uma exceção para substituir os jogadores falecidos, mas o Palmeiras vetou o pedido, gerando grande ira entre os torcedores corinthianos.
Na época, os torcedores do Corinthians começaram a chamar os palmeirenses de “porcos” como forma de ofensa, referindo-se ao fato de que o Palmeiras era um time de origem italiana e que os italianos eram vistos como “porcos” devido à sua colaboração com a Alemanha e o Japão na Segunda Guerra Mundial.
No entanto, em vez de se ofender, os torcedores do Palmeiras decidiram adotar o apelido e transformá-lo em um símbolo de orgulho.
Em 1986, após uma vitória contra o Santos, os palmeirenses entoaram o grito de “dá-lhe porco” pela primeira vez, e desde então, o porco se tornou um dos mascotes do clube.
O que disse Hugo Souza sobre a cabeça de porco?
Hugo Souza, em coletiva de imprensa após a partida, disse que a cabeça de porco jogada pelos torcedores do Corinthians é algo normal e recorrente do futebol.
“É engraçado né, torcedor faz a festa que faz e essas coisas fazem parte do futebol, provocação, brincadeira faz parte do futebol e isso deixa o futebol mais gostoso, mais alegre, alegre para quem está ganhando, óbvio, quando a gente perde a provocação não é legal mas temos que ficar quietos e fazer quando ganha, isso é o futebol. E o Yuri falou: ‘pô achei que era uma sacola e quando chutei era uma cabeça de porco’, mas isso é o futebol raiz que a gente fala e que bom que aconteceu com uma vitória nossa”, disse o goleiro.
O Corinthians venceu por 2 a 0 após 3 anos sem ganhar do Palmeiras. Agora, o alvinegro consegue se distanciar da zona de rebaixamento do Brasileirão.