Racing é punido antes da final da Sul-Americana contra o Cruzeiro

Jogadores do Cruzeiro comemorando durante partida contra o Botafogo pelo Brasileirão 2024 (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Racing é punido com um mês de portões fechados por festa contra o Corinthians

Classificado para a final da Copa Sul-Americana, na qual enfrentará o Cruzeiro, o Racing ficará um mês sem o apoio de sua torcida em casa. A Agência de Prevenção de Violência no Esporte determinou o fechamento do El Cilindro devido ao uso de fogos de artifício na vitória sobre o Corinthians, na semifinal da competição, na última quinta-feira.

A resolução da Apravide estipula que o Racing jogará em casa com os portões fechados durante um mês. O clube planeja recorrer da decisão da agência.

Leila o comunicado completo da Apravide sobre a punição ao clube:

– Ordena o fechamento total dos setores populares, barracas, camarotes e qualquer local habilitado para receber espectadores no Estádio “Presidente Perón” do Racing Club de Avellaneda durante todos os eventos esportivos correspondentes aos torneios organizados pela Federação Argentina de Futebol (AFA) e todos os eventos relacionados com eventos desportivos de grande público por um período de trinta dias a partir da data da presente notificação. Quando a primeira equipe do Racing Club de Avellaneda atuar em casa, estará sem a presença de público, portanto ocorrerá a portas fechadas conforme estabelece a Lei nº 11.929, suas modificações e o Decreto Regulamentador nº 1.863/02, devido à falta de organização para controle e vigilância de acordo com a finalidade da lei.

racing-2-645x362

O Racing se manifestou nas redes sociais em protesto contra essa medida. Veja o que foi dito:

– O Honorável Conselho de Administração do Racing Club dá a conhecer a sua absoluta indignação com a notícia da punição de um mês imposta pela Aprevide ao nosso estádio, período durante o qual os nossos sócios e adeptos não poderão aceder ao Cilindro. Como autoridades institucionais rejeitamos a medida, da qual recorreremos imediatamente, não só porque proíbe o nosso povo de entrar nas suas casas, mas também porque estabelece um precedente altamente negativo: esta sanção reprime e pune sócios e adeptos que organizaram uma festa exemplar, realizado com os devidos cuidados e precauções, que transcorreu sem problemas e gerou um impacto favorável em todo o mundo, que pôde constatar como se vive a paixão vital do futebol na Argentina. Com orgulho participamos da festa de quinta-feira, 31 de outubro, no El Cilindro, porque ela nos une e nos representa. A emoção dos sócios e torcedores foi a mesma sentida por nós, responsáveis ​​pela gestão do Clube. A eles garantimos os nossos maiores esforços para evitar esta injustiça.

Um dia antes do duelo entre Racing e Corinthians, o estádio Monumental, pertencente ao River Plate, também foi fechado pela polícia de Buenos Aires pelos mesmos motivos, mas a punição foi diferente. No último final de semana, os millonarios puderam jogar diante de seus torcedores, vencendo o Banfield por 3 a 1, embora a arquibancada Centenario estivesse fechada.

Segundo a TyC Sports, a TyC Sports está a investigar o envolvimento dos seguranças do Racing na entrada de artefatos pirotécnicos no Cilindro. Foram atendidos 20 torcedores por queimaduras e lesões causadas por sinalizadores e fogos de artifício.

O Racing superou o Corinthians por 2 a 1, assegurando um lugar na final da Copa Sul-Americana. A decisão ocorrerá no dia 23 de novembro, no Estádio General Pablo Rojas, conhecido como Nueva Olla, casa do Cerro Porteño, em Assunção, capital do Paraguai.