Uma das grandes batalhas travadas pelo dono da SAF botafoguense nesta temporada foi a tentativa de provar que os últimos Campeonatos Brasileiros tiveram manipulação de resultados, a certeza era tanta que o caso foi parar até no Congresso Nacional. Mas, com a ascensão do Botafogo ele já não acredita mais tanto nisso.
- Bruno Spindel não perdoa e faz declaração direcionada a John Textor do Botafogo
- Pelo título do Brasileirão, Botafogo toma atitude pouco comum nos bastidores
Em abril, ele levou à Polícia Civil, relatórios gerados pela empresa especializada em monitoramento e checagem de arbitragem em jogos de futebol, a Good Game!. Estes relatórios tinham informações sobre a suposta manipulação de resultados no futebol brasileiro.
Um dos maiores pontos em que John Textor batia era no bicampeonato brasileiro conquistado pelo Palmeiras. Em 2023, o Botafogo chegou a liderar a competição com uma folga de 13 pontos, mas acabou implodindo com a saída do treinador Luís Castro e viu o Alviverde conquistar mais uma taça. Para Textor, houve manipulação de resultados no torneio.
Como consequência, ele havia sido intimado a depor e deu nomes de juízes e outras pessoas nas quais ele acreditava estarem envolvidas no grande esquema de corrupção, mas não deu em nada. Até mesmo a Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada não conseguiu encontrar nenhuma irregularidade.
Após todo o imbróglio e farpas trocadas com a presidente palmeirense, Leila Pereira, o estadunidense parece não duvidar mais da idoneidade do futebol nacional. É o que ironiza o jornalista Cosme Rímoli, em um texto publicado no “Portal R7”. Segundo ele, além do contraste das reclamações de uma temporada para outra, o Cosme ainda cita que as provas levadas pelo empresário eram “inconclusivas” e “rasas”.
“As ‘provas’ levadas por Textor, análise por Inteligência Artificial, de juízes e jogadores, que seriam em benefício do Palmeiras, se mostraram completamente inconclusivas, rasas. Foram desconsideradas”, escreveu.
O Botafogo, de John Textor, lidera o Campeonato Brasileiro com 6 pontos de vantagem para o vice-líder, Palmeiras, e está cada vez mais próximo de conquistar o primeiro título da nova gestão. Além da taça no Brasileirão, Textor pode conquistar também a América, caso o Glorioso bata o Atlético-MG na final da Copa Libertadores da América.