O jornalista Lucas Pedrosa, do SBT, não poupou críticas a Rafael Paiva após a derrota para o Botafogo. Segundo ele, o treinador errou nas leituras do jogo, na escalação e mostrou uma falsa coragem ao colocar o ponta-esquerda Jean David.
Pedrosa foi incisivo nos comentários durante o programa SBT Sports, na emissora de Silvio Santos. Para ele, Paiva se equivocou ao tentar uma estratégia mais ousada contra o Botafogo.
“Em muitos momentos eu já critiquei aqui sobre a coragem do Rafael Paiva. Ele não ousou contra o Juventude, ele não ousou contra o Cuiabá, ele não ousou contra o São Paulo, ele não ousou contra Atlético Mineiro, aqui no segundo jogo na Copa do Brasil, e ele resolveu ousar contra o melhor time da América do Sul, que é o Botafogo”, começou.
O principal alvo das críticas do jornalista foi o meia-atacante chileno Jean David. De acordo com ele, escalar o jogador para cobrir as descidas de Luiz Henrique foi o erro crucial para a derrota.
“Quando ele coloca o Jean Davi como ponta, um jogador que não tem capacidade de recomposição, não consegue marcar sem a bola para ajudar o Piton. E aí o Piton ficou no um contra um contra o Luiz Henrique, que é o melhor jogador do Brasil, e olha que eu nem acho que o Piton foi tão mal não tá?” O Piton ainda conseguiu conter o luiz Henrique, de alguma forma, mas isso é suicídio. Você teria que ter colocado o Leandrinho ali, que é um jogador mais veloz, que é lateral, que tem cacoete de marcação, para fazer a dobra. Para neutralizar justamente esse espaço, pelas pontas, onde o Botafogo constroi”, analisou.
Pedrosa ainda afirma que a intenção de subir as linhas de marcação, para pressionar o Botafogo no campo dele foi outra escolha equivocada do treinador.
“O outro ponto é o seguinte, o Botafogo já tinha feito o primeiro gol, e é a transmissão até que informa isso, que o Vasco tava pedindo para subir a linha. Vai subir linha contra o Botafogo? Vai ser massacrado. Porque quando você sobe contra o Botafogo, o que que acontece? Tem espaço em profundidade, entre a segunda e a primeira linha, e esses caras são letais”, disse.
Por fim, ele cita quais caminhos deveriam ter sido tomados para o embate.
“Então ontem para mim a leitura do Rafael Paiva foi terrível. Ele conseguiu de alguma forma parecer que tinha algum tipo de coragem no Vasco da Gama. Mas, na verdade, foi só uma bagunça. O Vasco foi massacrado pelo Botafogo, que é muito melhor que o Vasco da Gama, mas tinha que ter uma proposta decente. Para quê? Para tentar competir. Linhas bem estreitas, deixar em bloco baixo para que o Botafogo pudesse avançar sua equipe e jogar no contra-ataque. Essa era a realidade. Essa é a discrepância que existe do Botafogo para o Vasco da Gama e o Rafael Paiva foi muito mal nas leituras”, finalizou.