O treinador do Botafogo, Artur Jorge, ressaltou a importância dos três pontos conquistados com a vitória sobre o Vasco da Gama e exaltou o desempenho dos jogadores: “avassaladores”.
- Alexander Barboza, Bastos, Damián Suárez, Gregore, Lucas Halter, Marçal, Marlon Freitas, Óscar Romero, Savarino e Tchê Tchê: os jogadores do Botafogo com mais acertos em bolas longas por jogo no Brasileirão
- Mais um jogador do Botafogo é convocado
O Estádio Nilton Santos foi palco de uma grande atuação do Alvinegro carioca, que venceu sem dar chances ao adversário. Mesmo que estivesse embalado pela esperança de conquistar uma vaga para a próxima Copa Libertadores da América, o time de Rafael Paiva não foi capaz de suportar a pressão do Botafogo.
As equipes se enfrentaram na última terça-feira (5/11) pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro e os comandados de Artur Jorge foram amplamente superiores em todo o jogo. Logo aos 9 minutos da primeira etapa, Savarino abriu o marcador, com um belo gol. Três minutos depois, Luiz Henrique aproveitou a bobeada na saída de bola do Cruz-maltino e ampliou o placar. Com o 2 a 0 à favor, o Glorioso apenas administrou o resultado e ainda teve a oportunidade de anotar mais um tento, com Júnior Santos.
A vitória no Clássico da Amizade, além de dar três pontos importantes para a sequência do Brasileirão, dá tranquilidade para que o clube possa dividir a atenção com a final da Libertadores. O Botafogo soma 47 pontos no topo da tabela de classificação, com 6 pontos a mais que o segundo colocado, o Palmeiras.
Em entrevista coletiva após o jogo, o treinador Artur Jorge revelou os motivos que levam o Botafogo a ser uma equipe tão competitiva. Ele ainda declarou que precisam manter a atitude de “equipe faminta”.
“A verdade é que se nós tivermos este comportamento e essa atitude, que de fato é o que nos tem trago até aqui, era importante ter uma equipe continuar a ser essa equipe faminta”, disse e continuou. “Nós não podemos deixar com que aquilo que tenha sido sucesso recente, interfira na nossa ambição”.
No entanto, ele pregou prudência na sequência da temporada para que os objetivos não escapem.
“Nós ainda temos 6 jogos no campeonato, mais uma final na Libertadores para fazer. Temos que manter essa mesma atitude comportamental, temos que manter essa ambição”, disse e complementou “Temos que lutar em cada um dos jogos, porque são 18 pontos nesta altura importantíssimos como hoje eram 21 e aquilo que nós queremos é continuar a ter este desempenho”.
Por fim, analisou o desempenho da equipe como “insaciável, incansável”.
“O desempenho que é conseguir por aquilo que os jogadores trabalham por aquilo também que é mentalidade, que existe dentro do grupo de trabalho. Uma equipa que está insaciável, está incansável, em busca dos objetivos”, disse e finalizou. “Hoje, fizemos mais um bom jogo. Um resultado muito importante, uma vitória muito bem conseguida, muito importante também. Com os 12 primeiros minutos, com os 15 primeiros minutos, avassaladores para conseguir uma vantagem que acabou por nos permitir a ter um jogo mais controlado”.