Na derrota do Vasco para o Botafogo na última terça-feira (5/11), uma das maiores ausências sentidas na escalação de Rafael Paiva foi a do atacante colombiano, Emerson Rodríguez. Ele faltou a um treino às vésperas do confronto e a comissão técnica decidiu não relacionar o atleta.
- SAF do Vasco pode ser vendida novamente; entenda
- Vasco negocia acordo com gigante do futebol mundial
O Vasco da Gama visitou o Estádio Nilton Santos para o clássico carioca da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro e foi derrotado por 3 a 0 pelo Glorioso. Em uma disputa completamente desnivelada, o Cruz-Maltino foi dominado pelo adversário e aos quinze minutos do primeiro tempo, a partida já estava praticamente decidida.
Aos nove minutos, Savarino emendou, de primeira, um cruzamento e acertou um belo gol, sem chances para o goleiro Leo Jardim. Três minutos depois, após bobeada da defesa em uma saída de bola errada, Luiz Henrique aproveitou a chance para ampliar o marcador.
A partir disso, o Botafogo apenas controlou a partida e empilhou chances desperdiçadas. Chegou ao terceiro gol, com Júnior Santos, sem muito esforço e fechou a conta. Com a vitória, chegou aos 67 pontos e ficou a 6 do vice-líder da competição, o Palmeiras. Já o Vasco, estaciona nos 43 pontos, na nona colocação e vê as chances de se classificar para a próxima Copa Libertadores da América ficarem cada vez mais distantes.
O São Paulo, que é o sexto colocado e abre o G6, venceu o Bahia fora de casa por 3 a 0 e chegou aos 51 pontos.
Um dos mais criticados na equipe vascaína foi o meia-atacante chileno Jean David. Ele não conseguiu causar transtornos à zaga botafoguense e foi substituído no ato da expulsão de João Victor. Mas, ele só atuou como titular por conta da decisão da comissão técnica em afastar o atacante colombiano Emerson Rodríguez.
Emerson faltou a um treinamento no CT Moacyr Barbosa às vésperas do confronto, alegando problemas pessoais. A comissão disse entender os problemas, mas não aceitou a ausência. Com isso, o atleta foi cortado da lista de relacionados para o Clássico da Amizade.