Em uma tentativa de não prejudicar os representantes brasileiros no Mundial da Fifa, a CBF anunciou mudanças para o calendário do futebol brasileiro em 2025. O principal objetivo é ajustar as competições nacionais, antecipando o início do Campeonato Brasileiro e alterando os estaduais para se alinhar com o Mundial de Clubes, marcado para junho e julho do próximo ano.
- A declaração de Fernando Diniz após derrota do Cruzeiro para o Flamengo
- A declaração de Loffredo direcionada ao time do Botafogo
Estaduais começam mais cedo
Com a intenção de ajustar o calendário nacional à competição internacional, a CBF decidiu antecipar o início dos campeonatos estaduais para a primeira semana de janeiro, com as finais previstas para março.
Dessa maneira, as competições regionais terão um início mais cedo, mas garantirão que o Campeonato Brasileiro não sofra interferências na parte mais decisiva de sua temporada.
Vale destacar que essa decisão visa proporcionar aos clubes mais tempo para se preparar para o que realmente importa no cenário nacional: o Campeonato Brasileiro.
Paralisação durante o Mundial: mudanças na Série A do Brasileirão
Além da mudança nos estaduais, a CBF decidiu antecipar o início da Série A do Campeonato Brasileiro de abril para março. Isso porque, com a participação de clubes brasileiros no Mundial de Clubes da Fifa, a competição nacional precisará ser interrompida.
A paralisação ocorrerá entre junho e julho, período em que o Mundial de Clubes será disputado, com início em 15 de junho e término em 13 de julho. Com isso, os clubes estarão em pausa, garantindo que o foco de todos seja voltado para a disputa internacional.
A importância da decisão para os clubes brasileiros
Sendo assim, o objetivo da decisão da CBF é dar suporte aos clubes que estarão representando o país no Mundial. Os clubes, embora ainda não tenham recebido uma oficialização completa do novo calendário, já foram alertados sobre a alteração.
Com isso, a temporada de 2025 promete um novo ritmo, com desafios e adequações tanto para clubes quanto para a CBF.