Grêmio emite nota oficial sobre Kannemann

Kannemann em ação pelo Grêmio (Foto: Liamara Polli/AFP/JC)

O Grêmio recebeu uma notícia difícil na última quarta-feira (06), que pegou os torcedores de surpresa. O zagueiro Walter Kannemann, um dos pilares da defesa do Imortal, passará por uma cirurgia no quadril e está fora do restante da temporada. 

O defensor, que já enfrentava problemas semelhantes no passado, precisa de uma videoartroscopia para tratar a síndrome do impacto femoro-acetabular, o que exigirá um longo período de recuperação de cinco meses.

O novo problema de Kannemann e os impactos para o Grêmio

Vale destacar que essa não é a primeira vez que o zagueiro lida com uma lesão no quadril. Em 2021, Kannemann também foi submetido a um tratamento semelhante no quadril esquerdo. 

Naquela ocasião, o tempo de recuperação foi de cinco meses, e ele retornou aos gramados em grande forma, disputando quase 100 jogos pelo Grêmio desde então. No entanto, o defensor agora sofre com dores no quadril direito, o que o impede de seguir atuando nesta temporada.

Com isso, o Grêmio já confirmou que o zagueiro não participará dos últimos seis jogos do Campeonato Brasileiro. A cirurgia será realizada nesta quinta-feira (07) no Hospital Moinhos de Vento, com o especialista Anthony Yepes, e o prazo de recuperação é estimado em cinco meses. Portanto, Kannemann só deverá retornar aos campos no começo de abril.

Histórico de lesões e a situação atual

Sendo assim, o Grêmio vai precisar se adaptar sem a presença de um dos seus jogadores mais experientes e importantes. Desde o dia 4 de outubro, quando entrou em campo na vitória sobre o Fortaleza, Kannemann vem sendo desfalque devido às dores no quadril. Até o momento, ele fez 31 jogos na temporada, contribuindo com três assistências.

Essa contusão, que tem origem genética, já havia sido prevista por Grêmio e Kannemann, porque o jogador já havia enfrentado problemas semelhantes no passado. Isso porque a sequência intensa de jogos nesta temporada, com 31 partidas disputadas, acabou exacerbando o desconforto. 

Por isso, o departamento médico do clube, após exames e avaliações, optou pela cirurgia como a solução mais eficaz para garantir que o defensor possa retornar sem limitações no futuro.

Nota Oficial do Grêmio

“O Departamento de Ciência, Saúde e Performance do Grêmio informa que o zagueiro Walter Kannemann será submetido, na próxima quinta-feira, a uma videoartroscopia no quadril direito, para tratamento de uma síndrome do impacto femoro-acetabular.

Kannemann foi submetido ao mesmo tratamento em dezembro de 2021, para tratamento da síndrome no quadril esquerdo. Na ocasião, o zagueiro se recuperou em cinco meses e, desde abril de 2022, disputou quase 100 partidas pelo Grêmio. Nesse período, o atleta foi acompanhado pelos médicos e fisioterapeutas do Grêmio em um trabalho constante de fortalecimento do quadril.

Por ser uma síndrome de origem genética, Grêmio e Kannemann sempre estiveram cientes dos riscos de o zagueiro relatar dores no lado oposto ao operado há três anos. A sequência de jogos alcançada nessa temporada, na qual Kannemann atuou 31 vezes, fez com que aparecesse o desconforto e, após exames e avaliações, o DCSP, junto do jogador, concluiu que o procedimento é a opção mais eficaz, projetando o retorno aos campos e a prática do futebol sem limitações.

O procedimento será realizado no Hospital Moinhos de Vento, pela equipe do especialista Anthony Yepes e com acompanhamento de um profissional do Clube. O tempo estimado de retorno aos gramados é de aproximadamente cinco meses”.