Contratado a peso de ouro, o zagueiro João Victor tem decepcionado com a camisa do Vasco da Gama. Vivendo instabilidade dentro de campo, o jogador acumula expulsões pelo time e é o líder no quesito no Campeonato Brasileiro deste ano.
- Após destaque no exterior, meia afirma que volta para o Brasil se o Vasco quiser
- Magnata da Europa quer comprar o Vasco
Um dos setores mais criticados pela torcida vascaína há pelo menos duas temporadas é o defensivo. As chegadas de João Victor, Léo e Manuel Capasso, para o ano anterior, não corresponderam às expectativas levantadas. O argentino acabou emprestado ao Olimpia, do Paraguai, e os brasileiros acabaram amargando a reserva para Maicon e Gary Medel, que chegaram no decorrer de 2023.
Em um primeiro momento, em 2024, parecia que a zaga tinha encontrado estabilidade e seria um problema não tão relevante da equipe comandada, até então, por Ramón Díaz. Mas, Medel foi para o Boca Júniors, João Victor permaneceu sem ser utilizado e a nova dupla de defensores titulares ficou a cargo de Maicon e Leo.
No entanto, os zagueiros começaram a se revezar nas falhas. Vários pontos foram deixados pelo caminho por conta de erros individuais dos jogadores. Com isso, as críticas dos torcedores aumentaram, que queriam entender o porque João Victor não atuava.
Rafael Paiva assumiu o comando da equipe e o defensor começou a ganhar mais oportunidades. Ele chegou ao clube como a maior contratação da história do clube, em valores monetários. Contratado junto ao Benfica por 6 milhões de euros, cerca de 32 milhões de reais na época, ele era visto como o jogador mais técnico da posição e sinônimo de esperança para o torcedor. Porém, ele também não tem apresentado um bom desempenho.
João Victor acumula 4 expulsões no Campeonato Brasileiro e lidera a estatística em toda a Série A. A mais recente aconteceu contra o Botafogo na derrota por 3 a 0, no Estádio Nilton Santos, na terça-feira (5/11). Duas das punições aconteceram na Copa do Brasil, contra Água Santa e Athletico Paranaense e a mais impactante foi na goleada de 6 a 1 sofrida para o arquirrival Flamengo, também pelo Brasileirão.