Flamengo poderá atingir feito que o Atlético-MG jamais poderá apagar da história da Arena MRV

Arena MRV, estádio do Atlético-MG (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

Naturalmente, a rivalidade entre Atlético e Flamengo já ganharia argumentos para se intensificar, com a disputa da final da Copa do Brasil. Mas a disputa do domingo (10/11) vai ter um tempero diferente no histórico entre as equipes, caso o Rubro-Negro acabe campeão na Arena MRV. Isso porque ele se sagraria o primeiro campeão do novo estádio atleticano.

A Arena MRV foi inaugurada em agosto do ano passado e tem sido uma forte aliada do Galo nas Copas. Levando em conta a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América, o time mineiro não foi derrotado uma vez sequer atuando em casa.

Pela competição nacional, o clube enfrentou quatro adversários jogando sob domínio próprio, venceu Sport, CRB e Vasco e empatou sem gols com o São Paulo. Inclusive, a única vez em que a meta do goleiro Everson foi vazada foi no triunfo sobre o Vasco por 2 a 1, com gol de Philippe Coutinho.

Já no torneio mais importante do continente, o retrospecto é ainda melhor. O Galo venceu todos os jogos que fez em casa e não sofreu gol algum nas fases mata-mata. 

O grande diferencial para o confronto pode ser esse. Precisando de vencer por 2 gols de diferença para levar a partida ao menos para os pênaltis, o Atlético pode fazer da Arena MRV um caldeirão para empurrar o time rumo ao tricampeonato, assim evitando o que pode ser uma tragédia.

Os clubes já ostentam uma rivalidade desde a década de 1980 por conta dos confrontos no Campeonato Brasileiro e da Libertadores. No ano do primeiro título do Brasileirão do Flamengo, houve muita polêmica na final. O Atlético levou a vantagem de 1 a 0 para o Maracanã e um empate garantiria o bicampeonato do Brasil. Mas com uma arbitragem polêmica, que expulsou Reinaldo e mais outros dois jogadores atleticanos, o Mais Querido levantou a taça ao vencer por 3 a 2.

Na Libertadores de 1981, ainda na fase de grupos, as equipes precisaram passar por um jogo-desempate para saber quem avançaria para a fase seguinte. A partida que aconteceu no Estádio Serra Dourada foi mais uma vez polêmica. O árbitro José Roberto Wright expulsou cinco jogadores do Galo e finalizou a disputa com uma vitória flamenguista por W.O. 

As amargas lembranças não foram esquecidas pelo tempo e até mesmo clube fez uma postagem em alusão aos acontecimentos, às vésperas do primeiro jogo da final.