Atalanta oferece 20 milhões de euros por Jair, destaque do Santos
A Atalanta, da Itália, está interessada no zagueiro Jair, do Santos, e planeja uma proposta robusta de 20 milhões de euros (cerca de R$ 122 milhões) para adquirir o defensor. Representantes do atleta já analisam os detalhes dessa oferta, que deve ser oficialmente apresentada à diretoria santista em breve.
Por outro lado, o Santos afirma que, até o momento, não foi procurado pelo clube italiano e desconhece qualquer proposta formal. Jair possui contrato com o Peixe até o final de 2026, e sua multa rescisória está estabelecida em 70 milhões de euros (aproximadamente R$ 428,4 milhões), valor significativamente superior ao que a Atalanta pretende investir.
No entanto, a situação financeira complicada do clube paulista pode tornar o Santos mais receptivo à proposta, visto que 20 milhões de euros representam uma quantia considerável, que ajudaria a aliviar as contas do clube.
Além da Atalanta, outros clubes já tentaram negociar com o Santos pelo jovem zagueiro. No meio deste ano, o Porto, de Portugal, ofereceu 12 milhões de euros e propôs incluir a cessão definitiva do atacante Wendel Silva, avaliado em 3 milhões de euros, mas a diretoria santista rejeitou a proposta. No Brasil, o Botafogo também sondou o jogador, mas as conversas não avançaram.
Jair é uma das principais revelações do Santos nos últimos anos. O zagueiro, de 20 anos, está integrado ao elenco profissional desde 2022 e, nesta temporada, tem atuado com frequência: foram 28 partidas, sendo 26 delas como titular.
Contudo, nesta reta final da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Fábio Carille optou por dar prioridade à experiência de João Basso e Gil na defesa, o que fez com que Jair perdesse espaço no time principal.