Sob o comando de Dorival Júnior, a Seleção Brasileira busca recuperar sua força após um período de dificuldades, e os olhos estão voltados para os próximos desafios. Em entrevista ao CNN Esportes S/A, o técnico da Amarelinha falou sobre o que o Brasil pode aprender com a trajetória da Argentina, que conquistou a Copa do Mundo de 2022 após um longo jejum de 36 anos.
- Dois motivos impedem Al-Hilal de rescindir com Neymar
- Luva de Pedreiro revela situação incômoda por conta da camisa de Vini Jr na Bola de Ouro
Para Dorival, o sucesso dos argentinos oferece lições valiosas para a reconstrução da seleção brasileira.
Respeito e união foram fundamentais
Segundo Dorival, o grande diferencial da Argentina foi a união e o respeito entre todos os segmentos envolvidos com a seleção. Para ele, essa harmonia foi crucial para o título conquistado em 2022.
“A Argentina teve todos esses ingredientes, mas teve acima de tudo o respeito de todos os segmentos envolvidos dentro do seu país com a sua seleção. Por isso, eu espero que nós mantenhamos essa postura”, destacou o técnico.
Ele reforçou que o Brasil não deve se acomodar, mas sim buscar uma evolução constante, com o objetivo de reconquistar a confiança da torcida.
Além disso, Dorival acredita que o Brasil pode seguir o mesmo caminho de sucesso da Argentina. “Talvez possamos vir a ser também uma case de sucesso, como foi a Argentina há alguns anos”, disse, apontando a possibilidade de um futuro mais promissor para a Seleção Brasileira.
O exemplo de Messi
Outro ponto importante abordado por Dorival foi a comparação entre Lionel Messi, campeão mundial em 2022, e Neymar, que terá 34 anos na Copa do Mundo de 2026. Para o treinador, a motivação de disputar a última Copa pode ser um grande diferencial para o camisa 10 brasileiro, assim como foi para Messi.
“Eu acho que o próprio Messi num determinado momento acabou sentindo e percebendo que seria uma última atuação dele como protagonista”, comentou Dorival.
“É isso que eu espero que aconteça, que a nossa equipe possa se preparar para que possamos receber o Neymar na sua melhor condição”, completou.