Conmebol faz publicação direcionada ao time do Fortaleza

Yago Pikachu em ação pelo Fortaleza (Foto: Mateus Lotif /Fortaleza)

A Conmebol parabenizou o Fortaleza pela conquista da vaga para a Copa Libertadores da América do ano que vem. Esta é a terceira participação do time nordestino que pode chegar à competição direto para a fase de grupos se ficar entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.

Com a vitória tranquila por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama no último sábado (9/11), pela 33ª rodada do Brasileirão, no Estádio Castelão, o Fortaleza chegou aos 63 pontos na tabela de classificação, se manteve na 3ª posição, e não pode ser mais ultrapassado pelo 7° colocado, o Cruzeiro.

Restam cinco rodadas para o fim do torneio nacional e quinze pontos ainda estão em disputa de todos os times. Por isso, mesmo que o Leão do Pici perca todos os jogos até o fim da competição, ele não pode ser ultrapassado pela Raposa, que tem 47 pontos. Afinal, são 16 pontos que os separam.

Na próxima temporada, será a terceira vez que a equipe do Ceará participa da competição continental, igualando o Bahia como time nordestino em participações na disputa.

A primeira vez que o Leão participou da Libertadores foi em 2022, depois de um primeiro ano espetacular do até então novo treinador, o argentino Juan Pablo Vojvoda. A equipe terminou na quarta posição, surpreendendo o Brasil, no Brasileirão de 2021.

O time passou em segundo lugar, em um grupo com River Plate, Colo-Colo e Alianza Lima, mas foi eliminado nas oitavas de final pelo Estudiantes, da Argentina. A eliminação, no entanto, não desanimou os comandados de Vojvoda. Eles terminaram o Campeonato Brasileiro na 8ª posição e se classificaram novamente, pela segunda vez seguida, 

Na temporada seguinte, em 2023, a equipe foi eliminada pelo Cerro Porteño, do Paraguai, na terceira fase das preliminares do torneio, depois de ter passado pelo Deportivo Maldonado, do Uruguai, na fase anterior.