Diretor do Botafogo é sincero ao falar sobre John Textor

Textor durante coletiva de imprensa do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo FR)

O trabalho de Alessandro Brito nos bastidores do Botafogo

O Botafogo se destaca em 2024 como líder isolado do Campeonato Brasileiro e finalista da Libertadores. Apesar dos elogios voltados para o técnico Artur Jorge e os jogadores, a atuação de Alessandro Brito, head scout do clube, também se mostra fundamental para o sucesso do time.

Alessandro Brito chegou ao Botafogo em fevereiro de 2022, vindo do Atlético-MG, com a missão de estruturar o Centro de Formação do clube. A iniciativa tem como foco analisar e recomendar novos jogadores para a equipe, com impacto direto na composição do elenco. Entre as contratações viabilizadas pelo projeto, está a de Igor Jesus, que chegou ao Botafogo sem custos, após passagem pelo Al Ahli, dos Emirados Árabes, e se destacou com oito gols e quatro assistências em 23 jogos. As atuações o levaram a convocações para a seleção brasileira.

Neste sábado (9), foi ao ar o programa Bola da Vez, com transmissão pelo Disney+, entrevista o dirigente. Durante a conversa, ele detalhou o trabalho nos bastidores e enfatizou a participação ativa de John Textor, dono da SAF do Botafogo, no processo. Textor é visto como peça-chave na gestão, contribuindo com decisões estratégicas, incluindo a contratação do meia Thiago Almada, que veio do Atlanta United, da MLS.

Brito explicou que, desde que assumiu o cargo, mantém um diálogo frequente com Textor sobre o desempenho dos atletas e a montagem do elenco. Textor, além de apoiar o trabalho da equipe de scout, também participa ativamente ao identificar jogadores em campeonatos internacionais, como o francês, o inglês e o belga. A contratação de Thiago Almada, jogador que chamou a atenção de Textor na MLS, ilustra essa colaboração.

“Sim, a gente trabalha. Desde o primeiro dia que estive com John Textor, a gente trabalha meio que semanalmente. A gente troca figurinha, conversa muito sobre atletas, sobre o nosso elenco, performance… E a participação dele é total no nosso departamento, ele gosta e acredita muito nisso”, revelou Brito.

“E até brinco com ele que ele é um dos nossos melhores scouts, porque ele consegue ver jogos na França, ao vivo, consegue ver jogos ao vivo na Inglaterra, na Bélgica, então ele consegue identificar e ter um know-how internacional. O Almada foi… É, que ele, por ser da MLS, por estar jogando na Liga, ele sempre via e falava: ‘Brito, ele é fantástico!'”, completou.

Para a temporada de 2024, o Botafogo trouxe 19 novos jogadores ao elenco. Entre eles, oito se tornaram titulares no esquema de Artur Jorge: o goleiro John, o zagueiro Alexander Barboza, o lateral Vitinho, o volante Gregore, os meias Thiago Almada e Savarino, e os atacantes Luiz Henrique e Igor Jesus.