A probabilidade do Botafogo ser campeão do Brasileirão

Luiz Henrique Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Com o fim da temporada se aproximando, poucos clubes ainda têm verdadeiras chances de conquistar o título do Campeonato Brasileiro. O principal candidato a entoar o grito de campeão no término da competição continua sendo o Botafogo, mesmo com o empate sem gols diante do Cuiabá.

Apesar de ainda ser o favorito para ganhar o troféu do Brasileirão, o Alvinegro viu as chances estatísticas caírem após a 33ª rodada da competição. O Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0, com gol do garoto Estêvão, no Estádio Allianz Parque e melhorou as chances de títulos subirem de 17,64% para 28,45%, com quatro pontos a menos que o Botafogo na tabela de classificação.

O Alviverde ainda tem pela frente os confrontos contra Bahia, Atlético-GO e Cruzeiro longe de São Paulo. Enquanto pega Botafogo e Fluminense dentro de casa, nas cinco partidas restantes.

Já o líder Botafogo tem 68 pontos, depois do empate sem gols contra o Cuiabá, no Estádio Nilton Santos, e teve uma piora nas chances de garantir o tricampeonato brasileiro. Segundo os dados levantados pelo Espião Estatístico do GE, as chances de título do Glorioso caíram de 78,48% para 65,52%.

A equipe comandada por Artur Jorge ainda enfrenta o Atlético-MG, Palmeiras e Internacional longe do Rio de Janeiro e recebe São Paulo e Vitória, em casa, para fechar o campeonato.

As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013.

Mas a grande diferença entre Botafogo e Palmeiras é o foco dentro do Brasileirão. Enquanto o Palmeiras disputa apenas o torneio nacional, o Glorioso divide atenções com a final da Copa Libertadores da América.

Os cariocas enfrentam o Atlético-MG em 30 de novembro, para decidir o campeão continental, no Estádio Santiago Núñez, do River Plate, na Argentina.