O jogador exaltou trabalho mental da equipe e elogia impacto de Memphis Depay no elenco
Após vencer o Vitória por 2 a 1, no último sábado (9), e chegar à décima posição no Campeonato Brasileiro, o Corinthians praticamente se afastou da zona de rebaixamento e alimentou a ambição de brigar por vaga na Sul-Americana. Segundo o zagueiro André Ramalho, a mudança de mentalidade da equipe foi crucial para essa recuperação.
- Craque Neto pede convocação de atacante do Corinthians
- A declaração de Casagrande direcionada a Hugo Souza, do Corinthians
— Estamos em um time que vem se reestruturando. O Corinthians de 2023 era um, e o de 2024 é outro, com poucas peças que se mantiveram. É um processo. Precisamos de constância para fazer jogos regulares e conquistar vitórias. Mostramos isso contra o Palmeiras, e agora estamos colhendo os frutos desse trabalho -, comentou André Ramalho em entrevista ao programa Zona Mista.
A eliminação nas competições de mata-mata foi um ponto de frustração para o elenco, mas, segundo o zagueiro, a vitória no Dérbi contra o Palmeiras marcou uma “virada de chave” para o Timão nesta temporada.
— Entendemos a importância do clássico e mostramos que temos time para brigar por objetivos maiores -, destacou.
Hoje, com 0,5% de risco de rebaixamento e cinco rodadas restantes, o Corinthians quer encerrar o ano de forma digna e já pensa em um 2025 com mais protagonismo. André Ramalho reforçou a necessidade de manter o foco:
— Temos um elenco qualificado e estamos em um clube com a grandeza do Corinthians. Sabemos que é difícil alcançar a Libertadores, mas a Sul-Americana é um objetivo mais realista para finalizarmos bem o ano -, analisou.
Um dos fatores que contribuíram para a recuperação do Corinthians foi a chegada de Memphis Depay. O atacante holandês, contratado em setembro, rapidamente se destacou, marcando três gols e somando quatro assistências em dez jogos.
Para André Ramalho, a adaptação de Memphis foi rápida e surpreendente.
— Ele entendeu muito rápido o que significa jogar no Corinthians. Está sempre querendo aprender e mostrar dedicação. Ele não veio para passar o tempo; trouxe uma mentalidade correta -, elogiou o zagueiro.
Memphis, que já se tornou o segundo jogador estrangeiro com mais participações em gols no Brasil desde sua estreia, também possui um perfil que complementa o estilo de jogo do Timão, segundo Ramalho.
— Ele segura bem a bola e entende o jogo de maneira que precisávamos. Tem uma qualidade extra, e sua experiência em competições como a Eurocopa mostra o nível dele -, concluiu o zagueiro.