Atlético-MG pode sofrer grave punição após a final da Copa do Brasil contra o Flamengo

Camisa do Atlético-MG (Foto: Reprodução/Instagram)

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) irá denunciar o Atlético-MG pelos incidentes de vandalismo ocorridos na final da Copa do Brasil e pedir a interdição da Arena MRV até que o caso seja apurado. O clube pode pagar uma multa de 100 mil reais e perder 10 mandos de campo.

A final da Copa do Brasil entre Atlético-MG e Flamengo não foi marcada apenas pelo belo gol do equatoriano Gonzalo Plata e o pentacampeonato rubro-negro. A tarde de domingo foi palco de selvageria e vandalismo nas arquibancadas da Arena MRV, assim que saiu o gol flamenguista.

Torcedores atleticanos arremessaram objetos, artefatos explosivos e tentaram invadir o gramado durante a comemoração da conquista adversária. Todos os atos foram relatados na súmula do árbitro da partida, Raphael Claus.

Os revoltosos, no entanto, podem gerar grandes transtornos ao Atlético-MG. Isso porque a Procuradoria do STJD irá denunciar o clube pelos acontecimentos, que se enquadram em dois artigos do Código de Justiça Desportiva, o 211 e o 213. A Procuradoria ainda pediu a interdição da casa atleticana até que os casos sejam devidamente apurados.

O artigo 211 prevê multa de até 100 mil reais e interdição do estádio para o clube que “deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização”.

Enquanto que o 213 prevê a interdição do estádio, multa de até 100 mil reais e a perda de 10 mandos de campo para o clube que  “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto; invasão do campo e lançamento de objetos ao campo”.

Além dos objetos lançados ao campo e a invasão de campo, houve outro triste episódio. Um artefato explosivo atingiu o fotógrafo Nuremberg José Maria, de 67 anos, no pé. Ele teve fratura exposta, quebrou três dedos, rompimento de ligamentos e um rasgo na sola do pé. Ele precisará passar por cirurgia.

A Polícia Civil de Minas Gerais informou que já abriu inquérito para investigar o ocorrido.