Ele foi o artilheiro da Copa do Brasil 2024 e você não sabia

Flamengo conquista a Copa do Brasil em 2022 (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Vivendo grande fase com a camisa do Vasco da Gama, o argentino Pablo Vegetti se consagrou como o artilheiro da Copa do Brasil, liderando a equipe até as semifinais da competição.

O argentino chegou ao Vasco em meados de 2023 e desde então construiu uma relação muito próxima com o clube. Amado pelos torcedores e respeitado pelos companheiros, se transformou em um símbolo de liderança e capitão da equipe. 

Dentro do campo, virou sinônimo de gols desde a primeira partida, dois dias depois de ser anunciado como uma nova contratação. Ele entrou na vitória contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio de São Januário, e marcou o único gol do jogo.

No ano passado, na campanha de recuperação do Cruz-Maltino para fugir do rebaixamento, ele marcou dez vezes e deu um passe para gol, em dez aparições no Brasileirão. Em 2024, ele marcou 20 vezes e deu duas assistências, em 49 partidas. Ao todo, com a camisa do Vasco, ele tem uma média próxima a uma participação em gol a cada dois confrontos, em 70 partidas disputadas.

Na Copa do Brasil, ele balançou as redes em todas as fases da competição. O time carioca trilhou um longo caminho até as semifinais, iniciado ainda na primeira fase, contra o Marcílio Dias, do Paraná.

Fabrício Bruno e Pablo Vegetti durante o clássico entre Vasco e Flamengo no estádio do Maracanã (Foto: Paula Reis/Flamengo)

Ele seguiu marcando contra Água Santa, no empate em 3 a 3, em São Januário. No jogo de volta contra o Fortaleza, empatado em 3 a 3, ele marcou duas vezes. Nas oitavas de final, fez o gol do empate em 1 a 1 com o Atlético-GO, no Estádio Antônio Accioly. Nas quartas, anotou o único tento da derrota por 2 a 1 para o Athletico Paranaense, na Ligga Arena. Nas semifinais, ele abriu o placar de pênalti contra o Atlético-MG na partida de volta, em São Januário, totalizando sete gols e se consagrando artilheiro da Copa do Brasil.

O tento era a esperança vascaína de conquistar um título tão importante quanto o do torneio mata-mata. Mas o gol salvador de Hulk, na reta final do jogo, frustrou os torcedores e Pablo Vegetti, que teve que ser consolado na saída do gramado.

O fato curioso é que o gol que eliminou o Vasco foi o único gol do atacante Hulk em toda a Copa do Brasil. Ele é líder em participações em gols do Atlético-MG na temporada, mas no torneio mata-mata mais importante do país, só marcou para empatar em 1 a 1 a partida no Estádio de São Januário e eliminar o time carioca.