Zagueiro Gil não aceita pedido da diretoria do Santos

Gil pelo Santos (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

Zagueiro Gil anuncia aposentadoria após garantir acesso do Santos à Série A

Com a confirmação do Santos na Série A do Campeonato Brasileiro de 2025, o zagueiro Gil, de 37 anos, anunciou oficialmente sua aposentadoria dos gramados. Após uma carreira marcada por passagens em grandes clubes do futebol brasileiro e no exterior, o defensor decidiu que a atual temporada será sua última como jogador.

É um sentimento muito bom. Tínhamos esse objetivo, fomos vice-campeões do Paulista e, agora, conseguimos o acesso. Vamos em busca do título da Série B e comemorar bastante -, declarou Gil, que segue com o Peixe até o fim da competição.

O zagueiro revelou que a decisão de se aposentar já estava planejada.

Minha decisão foi tomada faz tempo. Acabando esta temporada, eu vou descansar bastante -, afirmou.

Gil iniciou sua carreira profissional em 2004 pelo Americano, do Rio de Janeiro. Em 2008, se transferiu para o Atlético-GO, onde se destacou e chamou a atenção do Cruzeiro, que o contratou em 2009. Após duas temporadas na Toca da Raposa, Gil seguiu para o futebol europeu, defendendo o Valenciennes, da França, antes de retornar ao Brasil para atuar pelo Corinthians.

No clube paulista, Gil viveu a fase mais marcante da carreira, jogando 444 partidas ao longo de sete anos e meio, em duas passagens distintas. O zagueiro também atuou pelo Shandong Taishan, da China, acumulando experiência internacional.

Contratado pelo Santos nesta temporada, Gil rapidamente se firmou na zaga alvinegra, totalizando até o momento 49 jogos e um gol pelo Peixe. A sua atuação foi fundamental para a campanha do time na Série B, assegurando o acesso à elite do futebol nacional em 2025.

Aos 37 anos, Gil se despede dos gramados após quase duas décadas de dedicação ao futebol.