A declaração de Filipe Luís sobre afastamento de Gabigol

Filipe Luís durante jogo entre o Flamengo x Bahia (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Nesta quarta-feira (13), o Flamengo recebeu o Atlético-MG, no Maracanã, para a disputa de um jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marcou o reencontro das equipe pós final da Copa do Brasil e terminou em 0 a 0, mas o grande foco das atenções foi um motivo extracampo: o afastamento de Gabigol.

Na última terça-feira (12), o Flamengo emitiu uma nota informando que Gabriel Barbosa seria afastado para “manter a harmonia” do grupo e “dar tranquilidade” para Filipe Luís. Após o comuicado, notícias deram conta de que episódios de indisciplina do atacnte com o técnico teriam motivado o afastamento, e após a partida desta quarta (13), Filipe falou sobre o assunto.

Ao final do confronto, antes da abertura da coletiva, Filipe se pronunciou de maneira sucinta. Agradeceu à diretoria pela confiança, agradeceu a Gabigol, falou que não teve relação com a decisão de afastar o atacante e revelou estar muito triste com o tema.

Como sei que estão todos esperando que eu fale sobre o assunto, e primeiro quero dizer que me entristece profundamente ter que falar de um assunto desse depois de ser campeão da Copa do Brasil. Sou extremamente grato a essa diretoria por ter confiado em mim em 2019, por ter acreditado em mim, por ter me colocado aqui. Sou extremanente grato ao Gabriel por tudo que ele fez pelo clube e por mim -, disse, antes de prosseguir:

Sobre o afatasmento do Gabriel, foi devido a um episódio ocorrido na final. Eu fui comunicado pelo vice-presidente Marcos Braz de que ele não seria relacionado para esse jogo e para os próximos até segunda ordem. Esse é um assunto total do Marcos Braz e ele vai explicar para vocês no momento em que achar oportuno. É um assunto do Braz e é isso, esse é meu pronunciamento sobre o assunto.

Me entristece muito porque não queria que sujasse o título maravilhoso e incrível que esse grupo conquistou por nenhum motivo extracampo. Espero que o assunto se resolva o quanto antes possível porque todos os torcedores merecem que o Flaemgo sempre esteja bem -, pontuou.

O caso

Notícias deram conta de que algumas atitudes de Gabigol motivaram o afastamento. Uma delas teria sido a declaração do atacante pós título, ao vivo, em tv aberta, dizendo que não ficaria no Flamengo para 2024 e criticado a forma como a diretoria tratou o seu processo de renovação, segundo ele, de maneira desrespeitosa.

Também foi divulgado que Gabigol teria ficado revoltado com a substituição na final, quando deu lugar para Bruno Henrique, e tendo dito, ainda no vestiário: “tá de sacanagem que ele vai me tirar”. Além disso, segundo informações, Gabriel teria se recusado a participar do tradicional banho de gelo no treinador após o título.

Outra atitude teria sido uma festa realizada por Gabigol, em sua casa, para comemorar o título da Copa do Brasil, no mesmo horário da celebração oficial do clube. O jogaador teria convidado os companheiros, mas nenhum marcou presença e todos foram ao festejo oficial.

Após a nota do Flamengo, Gabigol se manifestou. Disse que havia treinado normalmente entre os titulares, que a decisão foi da diretoria, e que ele estava à disposição do clube até o fim do contrato.