Um dos mais vitoriosos técnicos da história do futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo, falou sobre a situação do novo treinador do Flamengo, Filipe Luís, Ele elogiou o trabalho deixado pelo antigo comandante, Tite, e pregou cautela na definição de rótulos para o ex-lateral, que iniciou a carreira agora.
- Ele deixou o Flamengo sem muitas oportunidades e agora é destaque na Europa
- É oficial! Esse é o novo time de Sampaoli após deixar o Flamengo
À frente do Flamengo, Filipe Luís nem completou dez jogos e já venceu um título. No domingo (10/11), bateu o Atlético-MG pela segunda vez e conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil, o que já gerou forte comoção na torcida rubro-negra. Mas para Vanderlei Luxemburgo, a emoção deve ser moderada e aproveitou para elogiar o ex-comandante da equipe.
“Agora falam: ‘Filipe Luís é o cara, já aconteceu, é um grande treinador’. Não! Ele tem tudo para vir a ser um grande treinador. Pegou um trabalho muito bom do Tite, um profissional de altíssimo nível. A situação do Tite era desconfortável no sentido de grupo e de relacionamento. Mas ele pegou um trabalho”, disse Luxa.
Ele destacou quais os pontos que fizeram o ex-lateral ter sucesso tão rápido.
“Ele soube agregar e juntar os jogadores. Tem tudo para se tornar um grande treinador do futebol brasileiro. Tem personalidade e liderança.”, acrescentou.
Por outro lado, ele aproveitou a oportunidade para aconselhar o jovem treinador.
“Me incomodou uma coisa. Ele é um ex-jogador que virou técnico e com uma relação muito próxima aos jogadores. Tem um negócio de palavrão pra cá, palavrão pra cá. Quando ele jogava, o colega podia xingar ele. Agora, não. Ele é o comandante. O direito do jogador termina quando começa o direito do treinador. Isso tem que se respeitar hierarquicamente”, avisou.
Luxa ainda analisou a final da Copa do Brasil, que o Flamengo venceu o Atlético-MG por 1 a 0, com gol de Gonzalo Plata, para se consagrar pentacampeão do torneio.
“Não foi um jogo tecnicamente muito bom, mas o Flamengo ganhou o campeonato no jogo do Maracanã. É muito difícil tirar uma diferença de dois gols. O Flamengo tem um time que faz gol no campo do adversário, é um time que tem jogadores para decidir”, afirmou.