No último domingo (10/11), o Flamengo conquistou a Copa do Brasil pela quinta vez depois de bater o Atlético-MG, em Belo Horizonte. Além de levantar a taça, a equipe comandada por Filipe Luís entrou para a história como a melhor defesa da competição.
- Ele deixou o Flamengo sem muitas oportunidades e agora é destaque na Europa
- É oficial! Esse é o novo time de Sampaoli após deixar o Flamengo
Durante a longa caminhada para a conquista do quinto troféu do torneio mata-mata mais importante do país, o ataque do Flamengo sempre foi o mais badalado. Com grandes estrelas do meio para frente, o poderio ofensivo da equipe era temido por possuir jogadores como Giorgian De Arrascaeta, Bruno Henrique, Gerson, Gonzalo Plata, Carlos Alcaraz, Michael e o predestinado Gabriel Barbosa. Mas, para além da conquista de mais uma taça, a defesa flamenguista é quem entrou para a história.
Com apenas dois gols sofridos em dez partidas, um contra o Palmeiras e um contra o Atlético-MG, a solidez defensiva do Flamengo foi a principal responsável por segurar a pressão de decidir as semifinais e final fora de casa.
Na partida contra o Corinthians, na Neo Química Arena, mesmo com um a menos, depois da expulsão de Bruno Henrique, a zaga não sofreu nenhum gol. Com o empate em 0 a 0, a equipe pode avançar para a decisão.
Já nas duas partidas que decidiram o campeão, embora enfrentasse um adversário do quilate do Atlético-MG, que possui estrelas como Gustavo Scarpa, Paulinho e Hulk, o Mais Querido sofreu apenas um gol. Na volta, na Arena MRV, foi pressionado durante os 90 minutos e não teve a meta vazada.
Um dos responsáveis pela solidez defensiva ao lado de Léo Pereira é Léo Ortiz, que foi convocado para os jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo contra Venezuela e Uruguai, nos dias 14 e 19 de novembro.
Lista das melhores defesas da Copa do Brasil
- FLA (2024) – 2 gols sofridos (10J)
- COR (1995) – 3 gols sofridos (10J)
- CRI (1991) – 3 gols sofridos (10J)
- GRE (1989) – 4 gols sofridos (9J)
- PAL (2020) – 4 gols sofridos (8J)