Presidente do São Paulo manda recado para CBF

Casares durante entrevista para a ESPN (Foto: Reprodução/ESPN)

O presidente do São Paulo, Júlio Casares, mostrou preocupação com a mudança do calendário do futebol brasileiro para a próxima temporada. A CBF propôs antecipar as datas dos estaduais e estender o Campeonato Brasileiro para privilegiar o novo Mundial de Clubes da FIFA marcado para o meio do ano. Segundo Casares, a decisão pode afetar a integridade física dos atletas.

O descontentamento do presidente do São Paulo se mostrou pertinente. O clube tem agendada uma pré-temporada durante o mês de janeiro nos Estados Unidos, que vai acontecer entre os dias 8 e 22. Período que vai coincidir com o do Campeonato Paulista, por exemplo, que vai do dia 12 a 26 de janeiro.

“Estou bastante preocupado com a possibilidade de os estaduais começarem no dia 8. Essa discussão teria de ser feita antes, não agora que estamos tão próximos do fim do ano”, afirmou o presidente do São Paulo, Julio Casares.

Uma das preocupações do dirigente é a falta de tempo para a realização de uma pré-temporada eficiente, que prepare os atletas para o longo ano de competições.

“Todas essas mudanças podem afetar até a integridade dos atletas, que não teriam tempo suficiente para fazer uma pré-temporada de acordo com as necessidades e imposições de nosso calendário. Estou em contato com os nossos jogadores, que também estão preocupados com essas informações”, disse Casares.

O que diz a CBF

Após a final da Copa do Brasil, onde o Flamengo se consagrou pentacampeão, o presidente da CBF havia defendido a mudança no calendário do futebol brasileiro.

“A CBF vai fazer um calendário avançado. Ainda não é o ideal, mas é um passo grande dado. Ouvindo Federações e clubes. A Série A deve começar em 29 e 30 de março, até 21 de dezembro. Isso com tempo mais curto para os Estaduais mesmo”, afirmou.