A declaração de Agüero direcionada a Pep Guardiola

Pep Guardiola durante o jogo entre Manchester City x West Ham pela Premier League 2023-24 (Foto: Reprodução/Instagram)

O maior artilheiro da história do Manchester City, Sergio ‘Kun’ Aguero, falou sobre a mentalidade vencedora do treinador espanhol Pep Guardiola e como ele é obcecado em fazer sempre o melhor que puder.

O ex-atacante argentino Sergio ‘Kun’ Aguero jogou nos azuis de Manchester durante dez anos e por lá conquistou uma idolatria que poucos jogadores conseguiram ao redor do mundo. Ele representa a virada de chave desde que o Sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan passou a investir no Manchester City. 

Quando chegou em 2011, o clube inglês tinha apenas duas taças do Campeonato Inglês e estava longe de ser a potência mundial dos dias de hoje. Como um citizen, ele se tornou o maior artilheiro da história do clube, marcou 260 gols em 390 partidas, quase 90 gols a mais que o segundo da lista, o histórico atacante inglês Eric Brook. Brook marcou 177 gols em 493 partidas e liderou o City ao primeiro título inglês da história, na temporada 1936/1937.

A transformação que o investimento bilionário que o Sheik bin Zayed de certa forma precisava de mais profundidade do que apenas injetar dinheiro e assim contrataram Pep Guardiola. O treinador espanhol que se notabilizou pelo famoso “tik-taka” da época do Barcelona, onde se tornou um dos técnicos mais vitoriosos do clube.

O Manchester City tinha a obsessão de conquistar uma Liga dos Campeões da UEFA e Guardiola era o nome certo para isso. Aguero trabalhou com o treinador durante cinco temporadas e conheceu de perto a filosofia dele. Embora tenha saído antes da conquista da Champions League em 2023, o ex-atacante revelou como a mentalidade do espanhol estava voltada para a obsessão de vencer.

“Uma vez perguntei ao Guardiola sobre um time que iríamos enfrentar, e ele disse que tinha tudo planejado duas semanas antes do jogo. No final, seu trabalho é o que ele ama, mas não encara como um trabalho comum, ele quer vencer. Se não vencer, ele fica realmente chateado, então ele sempre fará tudo o que puder para que o City seja sempre o favorito”, disse.