O treinador Vanderlei Luxemburgo falou sobre a derrota do Flamengo no título do Campeonato Carioca de 1995 para o Fluminense. Ele admitiu que o jogo que ficou eternizado com o gol de barriga de Renato Gaúcho foi o “título mais importante” que ele perdeu.
- Jornalista detona Gabigol, do Flamengo
- Vídeo: sósia de Vinícius Júnior faz sucesso entre os torcedores
Em 1995, o Flamengo completava 100 anos de história e fez grandes contratações para marcar o ano do centenário com várias conquistas. Mas no fim das contas, por um ambiente conturbado, fracassou. O Rubro-Negro formou o “Ataque dos Sonhos” com Sávio, Edmundo e Romário.
O meia-atacante Sávio, conhecido como o “Anjo Loiro da Gávea” despontava como uma das maiores revelações do clube pós-Zico e depois fez carreira no Real Madrid sendo campeão da Champions League em três ocasiões.
Romário vinha de uma temporada mágica sendo escolhido melhor jogador do mundo depois de vencer o pentacampeonato da Copa do Mundo com o Brasil, no ano anterior. Edmundo também já estava consolidado como uma grande estrela do futebol mundial e tinha acabado de ser bicampeão brasileiro com o Palmeiras, assim como Luxemburgo.
O casamento parecia perfeito, mas na final do Campeonato Carioca de 1995, disputada no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 2, com o fatídico gol de barriga de Renato Gaúcho. Para o treinador, aquele foi o título que ele perdeu e mais doeu nele, pois poderia ter ficado marcado na história do centenário do time de coração.
“Perdemos o título mais importante para mim, como flamenguista, como rubro-negro. Aquele título do centenário para mim, cara… E a maneira como nós perdemos também. Teve aquela história de que o Romário fugiu da concentração. Na véspera da final, ele não dormiu na concentração. São coisas que atropelam o comando […] Isso não pode acontecer na véspera do jogo mais importante da história do clube. É uma derrota que dói. Eu ficaria marcado na história do centenário do clube. Quer coisa melhor do que isso?”, lamentou.