A declaração de Luxemburgo direcionada ao time do Corinthians

Vanderlei Luxemburgo
Vanderlei Luxemburgo (Foto: Divulgação/Vasco)

Luxemburgo defende reformulação do elenco do Corinthians e destaca legado com a base

Após a decisão do Corinthians de reformular totalmente o elenco em 2024, Vanderlei Luxemburgo, técnico do clube em 2023, apoiou a mudança e compartilhou sua visão sobre os desafios enfrentados com a equipe do ano passado.

Em entrevista ao canal ‘Benja Me Mucho’, o treinador relembrou momentos marcantes, incluindo a polêmica fala sobre “querer perder por 1 a 0” no jogo contra o São Paulo, durante a semifinal da Copa do Brasil, estratégia que, segundo ele, poderia levar a partida para os pênaltis caso o Corinthians conseguisse um empate depois.

Luxemburgo justificou a decisão de utilizar jovens da base, destacando que, embora jogadores experientes como Fábio Santos, Renato Augusto e Gil tivessem qualidade, o time já não tinha o mesmo ritmo para competir em alto nível.

“Não é que era um time ruim, mas o tempo deles havia passado. Colocar a molecada era o certo, mas ainda não estavam prontos para assumir grandes responsabilidades”, explicou.

Renovações e promoções da base marcaram a passagem do técnico

Durante sua trajetória de 38 jogos no comando do Corinthians, Luxemburgo, com 14 vitórias e 12 empates, enfrentou limitações em campo, mas promoveu talentos da base que viriam a se destacar e render recursos ao clube. Entre os jogadores que ganharam espaço, estão Léo Mana, Murillo, Gabriel Moscardo, Wesley, Guilherme Biro, Pedro e Felipe Augusto. Um ano após sua saída, as vendas desses jovens geraram cerca de 60 milhões de euros para os cofres do clube.

Luxemburgo destacou, em especial, o caso de Gabriel Moscardo, volante que se tornou titular:

“Eu vi ele em um treino e percebi que estava pronto. Ele estreou contra o Liverpool, do Uruguai, e não sentiu o peso da responsabilidade”, lembrou o treinador.