Na noite desta quinta-feira (14/11), o Brasil empatou em 1 a 1 com a Venezuela, pelas Eliminatórias Sul-Americanas, para a Copa do Mundo de 2026, mas o que chamou atenção foi a quebra de um longo tabu.
- A declaração de Vitão, do Inter, direcionada à Seleção Brasileira
- A declaração do técnico da Seleção Brasileira direcionada a Rodolfo Landim
Isso porque o gol da Seleção Brasileira, marcado por Raphinha, aconteceu de forma inusitada: uma bela cobrança de falta que não só colocou o Brasil na frente, mas também encerrou um jejum de 19 anos sem gols de falta em Eliminatórias.
O último gol de falta do Brasil nas Eliminatórias
Vale destacar que o último gol de falta do Brasil nas Eliminatórias havia acontecido em 2005, em uma vitória por 3 a 0 contra a Venezuela, em Belém, no Pará. Naquele jogo, o lateral-esquerdo Roberto Carlos fez um gol memorável de falta, além de Ronaldo e Adriano completarem o marcador.
Dessa maneira, a cobrança de Raphinha durante o jogo contra a Venezuela até o momento, resgatou um momento importante da história das Eliminatórias para o Brasil. Portanto, a expectativa, agora, é que essa retomada do gol de falta se transforme em um novo capítulo positivo para a Seleção.
Como foi o gol de Raphinha?
O gol de Raphinha aconteceu aos 42 minutos do primeiro tempo. Sendo assim, ele executou uma cobrança de falta da ponta esquerda da área, acertando um chute firme com a canhota. A bola fez uma trajetória certeira, tocando na trave antes de balançar a rede.
Com isso, o gol quebrou um longo jejum, levando a torcida a celebrar a volta dos gols de falta, um tipo de cobrança marcante na história do futebol brasileiro.
O que vem por aí para o Brasil?
Além disso, o Brasil ainda tem desafios importantes pela frente nas Eliminatórias. O próximo jogo será contra o Uruguai, na terça-feira (19/11), em Salvador, na Arena Fonte Nova.
Por isso, a Seleção se prepara para buscar a vitória e seguir sua caminhada rumo à Copa do Mundo de 2026, com os jogadores focados em manter a boa fase e, quem sabe, melhorar ainda mais a eficiência nas cobranças de falta.
Próximo desafio do Brasil nas Eliminatórias
- Brasil x Uruguai: 19/11 (terça-feira), 21h45 (horário de Brasília) – Arena Fonte Nova