A briga pela Chuteira de Ouro da temporada 2024/2025 segue bastante acirrada nas principais ligas da Europa. Com velhos conhecidos se destacando na Espanha, Inglaterra e Alemanha, além de algumas novidades como o sueco Viktor Gyokeres, que joga no Sporting de Portugal.
- A declaração de Filipe Luís sobre modelo de jogo do Flamengo
- A declaração de Venê Casagrande direcionada a diretoria do Flamengo
O prêmio usa um critério que atribui pesos diferentes às ligas europeias, de acordo com o coeficiente da UEFA de cada uma delas. As cinco principais ligas (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália), recebem peso 2, por exemplo. O fator é multiplicado pelo número de gols de cada jogador e o resultado indica o maior artilheiro do continente.
Veja os concorrentes
Robert Lewandowski – 28 pontos: Artilheiro máximo da La Liga com 14 gols, o polonês quer conquistar a Chuteira de Ouro pela terceira vez. As outras duas vieram quando ele ainda atuava pelo Bayern de Munique, da Alemanha, em 2020/2021 e 2021/2022.
Viktor Gyökeres – 24 pontos: O sueco Viktor Gyökeres do Sporting, de Portugal, ganhou os holofotes mundiais depois de fazer um hat trick em cima do poderoso Manchester City, de Haaland e Guardiola. Na Liga Portugal, anotou 16 gols.
Erling Haaland – 22 pontos: O noruguês do Manchester City, Erling Haaland mantém a consistência das temporadas anteriores e é o artilheiro da Premier League com 12 gols, 4 gols a mais que o vice-artilheiro da competição, Mohamed Salah, do Liverpool.
Harry Kane – 22 pontos: O inglês de 31 anos do Bayern de Munique tem 11 gols na Bundesliga e lidera a artilharia ao lado do egipcio Omar Marmoush.
Omar Marmoush – 22 pontos: O egipcio sensação do Eintracht Frankfurt que está na mira do Liverpool para substituir Salah, que pode sair ao fim da temporada, já anotou 11 gols em 10 partidas na Bundesliga.
Matteo Retegui – 22 pontos: O argentino naturalizado italiano, Matteo Retegui, tem 11 gols pela vice-líder da Série A, a Atalanta.
Bradley Barcola – 20 pontos: O francês de 20 anos, revelação do Lyon e que chegou na temporada passada no Paris Saint-Germain, já anotou 10 gols na Ligue 1.
Moise Kean – 16 pontos: O atacante de 24 anos da La Viola já anotou 8 gols na Série A e coloca a Fiorentina como uma das postulantes ao título italiano
Mohamed Salah – 16 pontos: O camisa 11 do Liverpool vive um impasse na renovação de contrato com os Reds, mas continua atuando no mais alto nível. Só na Premier League, ele já anotou 8 gols e está ajudando o time comandado por Arne Slot a liderar a competição.
Vinicius Jr – 16 pontos: Derrotado pelo espanhol Rodri na disputa pelo prêmio de melhor jogador do mundo, ele marcou um hat trick contra o Osasuna na última rodada da La Liga e se reencontrou com as vitórias com o Real Madrid depois de duas derrotas seguidas.
Chris Wood – 16 pontos: O neozelandês Chris Wood tem sido importante na campanha do Nottingham Forest e já anotou oito gols pelo quinto colocado da Premier League.