Cruzeiro acerta compra de Christian por 8 milhões de euros; anúncio ocorrerá ao fim da temporada
O Cruzeiro está próximo de oficializar a contratação do volante Christian, de 23 anos, junto ao Athletico. O valor da negociação gira em torno de 8 milhões de euros (aproximadamente R$ 49,1 milhões na cotação atual), e o jogador deve assinar um contrato de três anos com a Raposa. No entanto, o anúncio oficial ocorrerá apenas após a conclusão da temporada e dos trâmites documentais entre os clubes.
- Neto crava que o Cruzeiro vai fechar com dois jogadores do Palmeiras
- Jhon Arias vai assinar com o Cruzeiro?
Revelado pelo próprio Athletico, Christian não chegou a um acordo para prorrogar seu contrato com o clube paranaense, que era válido até 2025. Em 2024, ele disputou 48 partidas pelo Furacão, sendo 35 delas como titular, com seis gols e duas assistências. Atualmente, o volante está em recuperação de uma lesão sofrida no final de setembro, mas deve estar apto para integrar o elenco cruzeirense na próxima temporada.
A chegada de Christian reforça o setor de meio-campo do Cruzeiro, que já conta com Walace, Matheus Henrique, Fabrizio Peralta e Japa. Os jogadores Lucas Silva e Ramiro têm contratos se encerrando ao fim de 2024 e ainda não têm seus futuros definidos.
A contratação de Christian já era um desejo antigo do Cruzeiro, que tentou trazê-lo no ano passado, durante a gestão de Ronaldo Fenômeno. Na época, a negociação não avançou, mas a presença de Alexandre Mattos, que trabalhou com o atleta no Athletico, facilitou o novo acerto. Além do Cruzeiro, Christian também despertou interesse do Fluminense em 2023, sob o comando de Fernando Diniz.
O volante tem um histórico de destaque nas categorias de base do Athletico, estreando no time principal em 2019 durante o Campeonato Paranaense. Após uma passagem por empréstimo ao Juventude no mesmo ano, ele retornou ao Furacão, onde se consolidou em 2020 com 43 partidas e cinco gols. Em 2021, a sequência aumentou para 53 jogos e seis gols.
Em 2022, Christian chegou a negociar com o Bahia e até se despediu do Athletico, mas a transferência foi desfeita após o clube baiano modificar a proposta inicial. Nas duas últimas temporadas, ele ultrapassou os 40 jogos anuais, alternando momentos como titular e como opção entre os reservas.