Jogador se destaca no exterior, retorno de Neymar e grupos do Paulistão: as últimas notícias do Santos

Escudo do Santos (Foto: Reprodução/Instagram)

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Santos se concentram nos bastidores do clube, com destaques como o retorno de Neymar e grupos do Paulistão.

Por conta deste contexto, leia abaixo um resumo preparado pela equipe do portal Gávea News para lhe manter muito bem informado!

Grupos do Paulistão

O Campeonato Paulista de 2025 já tem seus grupos definidos após o sorteio realizado no Pacaembu, dividindo os 16 clubes em quatro grupos encabeçados pelos grandes do estado. O Grupo A conta com Corinthians, Inter de Limeira, Mirassol e Botafogo-SP; no Grupo B, estão Santos, Red Bull Bragantino, Portuguesa e Guarani; o Grupo C inclui São Paulo, Novorizontino, Água Santa e Noroeste; e, no Grupo D, estão Palmeiras, Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube. (leia a matéria completa)

Santos enfrentará o América-MG fora de casa – Santos/Flickr

O formato do Paulistão prevê que os times joguem contra adversários de outros grupos em 12 partidas de classificação, com os dois melhores de cada grupo avançando para as quartas de final.

As fases eliminatórias têm jogos únicos até a final, que será disputada em dois jogos. Neste ano, o campeonato começa mais cedo, em 15 de janeiro, para se ajustar ao calendário da CBF e ao Super Mundial de Clubes em junho, com término previsto para 26 de março.

O Palmeiras entra como o atual tricampeão e busca o inédito tetracampeonato consecutivo, um feito alcançado apenas pelo Paulistano em 1919. A equipe alviverde vem de uma sequência histórica de títulos estaduais, guiada pelo técnico Abel Ferreira, e busca agora consolidar sua supremacia no futebol paulista com mais um título.

Retorno de Neymar

O Santos, visando uma possível contratação de Neymar para 2025, já analisa os desafios dessa negociação. Apesar das recentes lesões e da longa recuperação, o jogador segue no Al Hilal, com um contrato elevado, incluindo um custo inicial de 90 milhões de euros e um salário anual superior a R$1 bilhão. Mesmo assim, Neymar demonstrou interesse em retornar ao clube brasileiro, pedindo até que a camisa 10 fosse reservada em seu nome, enquanto o Santos mantém conversas discretas sobre o tema (leia a matéria completa)

Neymar com a camisa do Al-Hilal em 2023 (Foto: Reprodução/Instagram)

Um dos grandes obstáculos é a compensação financeira que o Al Hilal exigiria, possivelmente acima do que o Santos poderia arcar. Além disso, Neymar ainda desperta interesse em clubes europeus, o que aumenta a concorrência. No entanto, o Santos aposta na forte ligação emocional do jogador com o clube e, para tornar o retorno viável, estrutura um projeto de marketing que visa maximizar as receitas e atrair investimentos.

Historicamente, Neymar e o Santos tiveram uma parceria lucrativa com a imagem do atleta, o que o clube espera repetir. O Santos enxerga essa oportunidade como parte de um plano maior, que envolve consolidar sua posição na Série A e preparar a equipe para disputar competições continentais. A concretização do retorno do craque, entretanto, dependerá de ajustes financeiros e do sucesso no desenvolvimento desse plano estratégico.

Jogador se destaca no exterior

Weslley Patati, ex-atacante do Santos, marcou recentemente seu primeiro gol pelo Maccabi Tel Aviv na goleada por 4 a 0 sobre o Bnei Sakhnin, no Campeonato Israelense. Vendido pelo Santos em setembro por 1,3 milhão de euros (cerca de R$ 8 milhões) por 60% de seus direitos econômicos, o jogador maranhense começa a se destacar na nova equipe, onde já acumula 12 partidas, incluindo confrontos de peso na Liga Europa contra clubes como Real Sociedad e Ajax. (leia a matéria completa)

Weslley Patati pelo Santos (Foto: Reprodução/Santos)

Natural do Maranhão, Patati chegou ao Santos em 2019 e rapidamente brilhou nas categorias de base, chamando atenção pela atuação na Copa São Paulo de 2022 e acumulando 22 gols em 29 partidas pelo Sub-20 em 2023. Após se destacar nas seleções brasileiras Sub-18 e Sub-20, ele jogou 33 partidas pelo time principal do Santos antes de ser transferido. No Maccabi, o atacante veste a camisa 17 e tem contrato até 2027.

Essa adaptação rápida ao futebol israelense mostra o potencial do jovem atacante, que continua sua trajetória internacional em um clube tradicional. Além das competições nacionais, sua participação na Liga Europa proporciona experiência internacional que pode impulsionar sua carreira e reconhecimento no cenário do futebol europeu.