São Paulo define futuro de Zubeldía

Luis Zubeldía durante São Paulo x Fluminense Alexandre Schneider/Getty Images

Diretoria não vai mandar o técnico embora

Com o início da Data Fifa em outubro, o São Paulo se encontrava à beira de uma crise. A equipe havia sido eliminada da Conmebol Libertadores, recebendo críticas mesmo após vencer um clássico contra o Corinthians e, em seguida, perdeu para o Cuiabá, que ocupava a penúltima posição no Campeonato Brasileiro.

Após 11 dias sem partidas, surgiram diversas especulações. A maioria delas levantava dúvidas sobre a continuidade de Luis Zubeldía como treinador e mencionava uma suposta estratégia da diretoria para desgastar sua relação com a torcida.

O retorno aos jogos aconteceu contra o Vasco, em Campinas. Neste jogo, os dirigentes ouviram gritos de apoio a Zubeldía quando foram ao campo. Com um desempenho sólido, o São Paulo triunfou por 3 a 0, aliviando a pressão interna.

Luis Francisco Zubeldía (Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/São Paulo)

Nos três confrontos seguintes, o time empatou com o Criciúma e venceu Bahia e Athletico-PR. Agora com 57 pontos, ocupa a sexta posição e possui 11 pontos de vantagem sobre o Bahia, que está em oitavo lugar a cinco rodadas do final do campeonato, se aproximando de uma vaga na Libertadores do próximo ano.

Os resultados recentes levaram a direção do São Paulo a ser mais transparente ao discutir seus planos para o próximo ano.

Segundo Valentin Furlan, do GOAL, a direção chegou a um consenso com Luis Zubeldía, que foi filmado irritado, para a continuidade do contrato do técnico argentino. Assim, o São Paulo, que atendeu ao pedido do argentino, assegurou a continuidade do técnico até 2025.

-Qualquer chance de troca de comando está, sob moldes atuais, descartada, garantiu o comunicador.

Nas cinco partidas decisivas, o objetivo do técnico é garantir a classificação direta do São Paulo para a fase de grupos da Libertadores.

Atualmente, com o Flamengo, vencedor da Copa do Brasil e assegurado na Libertadores, entre os cinco primeiros colocados, São Paulo e Cruzeiro se qualificam para as etapas iniciais do torneio. Então, o clube se volta para o Internacional, que ocupa a segunda posição, com 59 pontos.