Evangelos Marinakis: conheça o bilionário que quer comprar o Vasco

Camisa do Vasco 2024 (Foto: Reprodução/Instagram)

O presidente Pedrinho finalmente  parece ter encontrado um investidor para a SAF do Vasco da Gama. O clube já começou a troca de documentos para a avaliação de uma proposta com o polêmico magnata grego Evangelos Marinakis.

Desde que assumiu o controle do futebol do Vasco, Pedrinho sempre deixou claro a intenção de negociar o percentual das ações restantes da SAF com algum outro investidor. Mas para o investimento acontecer eram necessários cumprir algumas obrigações com o alinhamento da atual administração. O presidente não quer correr o risco do que aconteceu com a 777 Partners se repetir.

O novo interessado na SAF vascaína é um empresário do ramo de navegação e armazenamento de petróleo na Grécia. A família de Marinakis é dona da Capital Maritime Group, empresa que conta com uma frota de dezenas de navios e cujo patrimônio é estimado em 22 bilhões de reais.

Além destes negócios, Marinakis investe em clubes de futebol na Europa. Ele é dono do Nottingham Forest, da Inglaterra, do Olympiacos, da Grécia, e do Rio Ave, de Portugal.

imagem_2024-11-15_112652965

Ele começou investindo no Olympiacos, em 2010, e venceu a Liga Grega em sete temporadas consecutivas, além de vencer quatro copas nacionais.

Em 2017, ele comprou o Nottingham Forest e classificou o clube para a Premier League em 2022, depois de 23 anos disputando as divisões inferiores. Na atual temporada, o time disputa com os grandes clubes ingleses nas primeiras posições. Por último, adquiriu o Rio Ave, de Portugal, em 2023.

Ele é um dirigente presente na vida social dos clubes que administra e já se envolveu em várias polêmicas. Ele foi investigado por suposta participação em um esquema de manipulação de resultados de apostas esportivas e por tentativa de corrupção de árbitros no futebol grego, mas terminou absolvido em ambos os casos. Ele também foi suspenso por cinco jogos por tentar cuspir no rosto do árbitro da partida contra o Fulham.