Esteban Ostojich será o dono do apito
Racing e Cruzeiro entram em campo em menos de 10 dias pela final da Copa Sul-Americana de 2024. Porém, uma polêmica pode estar vindo pelo ar. Isso porque, a Conmebol escalou o árbitro Esteban Ostojich para apitar o confronto. Esteban é conhecido por um erro grave em Argentina x Brasil.
- Treino do Cruzeiro é marcado por desfalques importantes
- Racing toma atitude importante antes da final da Sul-Americana contra o Cruzeiro
Esteban Ostojich é uruguaio e é um dos ‘queridinhos’ da Conmebol. O árbitro é frequentemente escalado para apitar jogos importantes e grandes, como por exemplo, partidas eliminatórias da Libertadores e da Sul-Americana e também duelos entre seleções. Apesar de seu grande prestígio com a Conmebol, recentemente o uruguaio foi afastado por um erro cometido na partida entre Argentina x Brasil, em 2021.
O duelo era válido pelas Eliminatórias da América do Sul e Esteban estava como VAR. O zagueiro Otamendi deu uma cotovelada em Raphinha, que teve cinco pontos na boca. Na ocasião, Ostojich não chamou o árbitro de campo para ir ao monitor revisar o lance.
Ainda no ano de 2021, Esteban Ostojich foi o árbitro principal e apitou a final da Copa América entre Brasil e Argentina, que foi disputada no Estádio do Maracanã. O título ficou com os argentinos, mas na ocasião, não houve nenhuma polêmica no duelo.
O currículo do árbitro uruguaio ainda conta com cinco jogos de Eliminatórias para a Copa do Mundo e duas partidas no Mundial de Clubes de 2020. Em 2024, Esteban apitou três jogos na Copa Sul-Americana, mas nenhum deles foi de Racing ou Cruzeiro.
Na Libertadores, ele foi o dono do apito em 46 jogos, incluindo Botafogo x Palmeiras, nas oitavas de final, e Botafogo x São Paulo, nas quartas, neste ano.
Arbitragem escalada para Racing x Cruzeiro:
- Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
- Assistentes: Nicolás Tarán (URU) e Carlos Barreiro (URU)
- 4º árbitro: Gustavo Tejera (URU)
- 5º árbitro: Eduardo Britos (PAR)
- VAR: Leodán González (URU)
- AVAR 1: Richard Trinidad (URU)
- AVAR 2: Derlis López (PAR)
- AVAR 3: Andres Cunha (URU)