Revolucionou o futebol
Sabe aquele treinador que revolucionou uma geração? Esse mesmo que você está pensando. Aquele que muitos apontam por modernizar o futebol contemporâneo, taticamente, com novas ideias. Sim, estamos falando de Pep Guardiola.
O espanhol foi responsável por dar início à geração de ouro do Barcelona no final dos anos 2000 e fazendo jogadores até então considerados apenas com potencial, se transformarem em estrelas mundiais. Assumindo o comando técnico do Barça em maio de 2008, ele foi responsável por fazer Xavi e Andrés Iniesta chegarem à primeira prateleira do futebol mundial e dois anos depois, a dupla ser campeã da Copa do Mundo de 2010.
Isso sem falar Lionel Messi. O argentino é hoje apontado como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Alguns o colocam atrás apenas de Pelé. Após conquistar tudo que era possível, ele ainda foi foi campeão de uma Copa do Mundo, sendo o grande destaque e capitão da Argentina no Mundial de 2022.
Depois de deixar o Barça, em que conquistou a primeira tríplice coroa da história do clube (La Liga, Copa do Rei e Liga dos Campeões da UEFA) em 2009, ele passou pelo Bayern de Munique, da Alemanha, antes de assumir o Manchester City, equipe que está desde 2016.
Esporro de Pep viraliza na web
Em um documentário sobre o Manchester City uma cena envolvendo Guardiola e seus jogadores no clube inglês acabou chamando a atenção de muitos torcedores, onde fica muito claro a postura do treinador.
De maneira muito enérgica, Pep dá um esporro em seus jogadores com o objetivo de tirar o melhor deles: “É por isso que ninguém ganhou quatro Premier Leagues seguidas. Essa é a razão. Porque é muito difícil. Vocês precisam assumir a responsabilidade, meus amigos”, afirmou aos berros.