O jornalista André Rizek achou uma “bobagem” as declarações do técnico do Corinthians ao citar o Vasco da Gama em uma entrevista concedida ao programa Abre Aspas, do GE. Ele considerou tudo “um revanchismo bobo e falta de conhecimento histórico”.
- Saída de Léo Pelé, declaração de Júlio Brant e reestruturação do clube: as últimas notícias do Vasco
- Futuro de Payet, declaração de Pedrinho e vidente crava resultado: as últimas notícias do Vasco
O treinador do Corinthians gerou controvérsia nesta terça-feira (19/11) ao conceder uma entrevista exclusiva ao site ‘GE’. Ele fez uma comparação com o outro clube que dirigiu no futebol brasileiro, o Vasco.
Ele chegou ao clube do Rio de Janeiro em julho de 2023 e o ajudou a evitar um rebaixamento que, para muitos, era apontado como certo. Depois de ganhar respaldo pelo trabalho na luta contra a queda, em 2024 ele não conseguiu fazer o time render e se demitiu do cargo após uma goleada por 4 a 0 para o Criciúma, pelo Campeonato Brasileiro, em São Januário.
Ao Corinthians, chegou em situação semelhante, mas já afastou o time do Z4 em menos tempo do que no ex-clube.
Durante a entrevista ele comparou as duas equipes e considerou o Alvinegro maior que o Cruz-Maltino.
“Em nível institucional, de clube, é muito maior o Corinthians do que o Vasco. Muito maior. Alguns por aí não vão gostar do que digo. Bom, a realidade é essa”, declarou.
A declaração não repercutiu bem para o jornalista e apresentador dos canais Sportv, André Rizek. Ele considerou as aspas do treinador uma “bobagem”.
“Achei uma bobagem o Ramón Díaz falar que o Corinthians é muito maior que o Vasco. Uma bobagem. Hoje, o Corinthians está maior que o Vasco esportivamente, mas em perspectiva histórica, o Vasco foi maior do que o Corinthians por mais tempo”, disse.
Rizek ainda cita a Resposta Histórica para fundamentar os argumentos. Em 1924, o Vasco emitiu uma carta à antiga federação do Rio de Janeiro, dizendo que não excluiria negros, pobres e analfabetos do elenco para satisfazer as exigências que lhe foram impostas para participar do Campeonato Carioca. Ele considerou tudo um “revanchismo bobo e falta de conhecimento histórico”.
“O Vasco é o principal clube que abriu as portas para os negros no Brasil. O Corinthians teve a Democracia Corinthiana, mas o impacto do Vasco é maior na vida brasileira. Quando o Corinthians amargava um jejum de título nos anos 70, o Vasco já conquistava o seu primeiro Campeonato Brasileiro. O Vasco é base de uma Seleção Brasileira em Copa do Mundo, coisa que o Corinthians nunca foi. Nos anos 50, o Vasco tinha o grande time do futebol brasileiro, o Expresso da Vitória. Foi um revanchismo bobo e falta de conhecimento histórico do futebol brasileiro por parte do Ramón Díaz, finalizou.