Messi encerra 2024 com menor número de jogos em quase 20 anos
Lionel Messi fará, nesta terça-feira (19), seu último jogo oficial em 2024. A partida será contra a seleção do Peru, às 21h (horário de Brasília), no estádio La Bombonera, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Este será o encerramento de uma temporada em que o argentino disputou menos jogos do que em qualquer outra desde 2005/06, seu primeiro ano completo como profissional.
Em 2024, Messi participou de 33 partidas oficiais, nas quais marcou 26 gols e deu 15 assistências. Pelo Inter Miami, clube que defende atualmente, foram 25 jogos na temporada. O número é superior aos 14 que fez pelo Paris Saint-Germain na temporada anterior, antes de se transferir para os Estados Unidos.
A última partida de Messi pelo Inter Miami ocorreu antes do time ser eliminado nas quartas de final da Major League Soccer (MLS). Este foi um dos fatores que contribuíram para o número reduzido de jogos na temporada. Outro motivo foi o afastamento por lesões musculares, que o tiraram dos gramados em fevereiro, abril e maio, após uma torção no tornozelo direito.
Na temporada de 2005/06, Messi ainda era considerado uma promessa do Barcelona e disputou 25 partidas pelo clube catalão. Desde então, o jogador se consolidou como um dos maiores nomes da história do futebol e acumulou títulos individuais e coletivos.
Apesar do menor número de jogos, 2024 foi marcado por conquistas importantes para o argentino. Messi venceu a Copa América com a seleção da Argentina e a Supporters’ Shield com o Inter Miami. Ele também se aproxima da marca de 200 partidas pela seleção. Contra o Peru, completará 191 jogos, com um total de 112 gols pelo time nacional.
Na partida desta terça-feira, a seleção argentina usará uma nova camisa, desenvolvida pela Adidas, inspirada no modelo utilizado na Copa do Mundo de 1974. A peça marca os 50 anos daquela edição do torneio.