O retorno de Neymar ao Santos é um tema que tem gerado controvérsias e dividido opiniões no meio esportivo. O jornalista Mauro Cezar Pereira, em participação no programa Posse de Bola, do UOL Esporte, criticou duramente a possibilidade de um retorno do atacante ao clube que o revelou. Para Mauro, a investida seria insensata, dado o histórico recente do jogador de 32 anos.
Notícias mais lidas:
‘Tem louco para tudo. O cara não joga nada há muito tempo. No Paris Saint-Germain, ele não conseguiu jogar 30 jogos em cada temporada. Ele sempre está machucado. É um jogador imaginário. As pessoas imaginam que ele pode fazer alguma coisa, que ele não faz há tanto tempo’, afirmou o comentarista nesta segunda-feira (18).
A crítica de Mauro se estendeu às finanças do Santos. Para ele, seria um equívoco do clube, recém promovido da Série B, pensar em um retorno tão oneroso. ‘Acho incrível que o Santos esteja envolvido nisso depois do acesso, porque é um devaneio. O Santos vem de uma Série B, com arrecadação menor, precisando se reconstruir e se reerguer’, ressaltou. O comentarista ainda questionou como Neymar se encaixaria no elenco: ‘Ele vai ser o que, uma primadonna no Santos?’.
Outro ponto levantado por Mauro Cezar foi a imagem de Neymar e o comportamento que ele poderia adotar em um retorno ao futebol brasileiro. Segundo ele, a presença do atacante poderia gerar problemas internos, e o técnico do Santos correria o risco de perder o comando. ‘Se esse cara voltar ao Brasil, quem vai ser o técnico do Santos? Ele vai fazer o que quiser, vai ser o dono do time’, comentou. Para Mauro, a percepção de Neymar como estrela é desatualizada: ‘Impressionante como falam se o Neymar fosse aquele do Santos e do Barcelona’.
O contrato do jogador com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, vai até a metade de 2025. Mauro também destacou as dificuldades de uma saída do clube árabe: ‘Na Arábia Saudita, ele é um garoto-propaganda de um regime questionável, para dizer o mínimo. Eles pagaram 90 milhões de euros para ter o Neymar, fora salários e luvas. Vocês acham que eles vão abrir mão do garoto-propaganda deles assim, sem mais nem menos? Acho muito difícil, mas tudo é possível no futebol’, concluiu.
Recentemente, o jornalista argentino César Luis Merlo apontou que Neymar já teria acertado seu retorno ao Santos para 2025 e que estaria negociando a rescisão de contrato com o Al-Hilal. Contudo, a situação do craque não é simples. Após ficar um ano afastado por uma grave lesão no joelho, Neymar voltou a sofrer com problemas físicos e não deve atuar novamente em 2024.
O possível retorno de Neymar, cercado por incertezas e críticas, segue movimentando as discussões sobre seu futuro e a capacidade do Santos de lidar com a responsabilidade que uma contratação deste porte traria.