Limitação imposta pela CBF impediu que dois jogadores do Corinthians fossem relacionados

Torcida do Corinthians (Foto Reprodução/Instagram)

Corinthians observa base e reforça integração com profissional pensando em 2025

Na lista de relacionados do Corinthians para a partida contra o Vitória, pela 33ª rodada do Brasileirão, chamou atenção a presença de jovens promessas como o zagueiro Renato e o atacante Luiz Fernando, de apenas 17 anos. Luiz Fernando, inclusive, fez sua primeira viagem com o elenco principal.

Outros dois nomes da base, o zagueiro Fernando Vera e o volante Luiz Gustavo Bahia, chegaram a ser cogitados para a delegação, mas ficaram de fora por conta da lista de inscritos do Brasileirão. Ambos vinham treinando frequentemente com o elenco profissional e eram opções para o banco de reservas nesta partida, especialmente devido aos diversos desfalques do time comandado por Ramón Díaz.

Fernando Vera, que alterna a titularidade da zaga no Sub-20 e já foi convocado para a Seleção Paraguaia da categoria, estava inscrito na Sul-Americana, mas ficou fora da lista do Brasileirão. Já Luiz Gustavo Bahia, titular no Sub-20, enfrentou problemas para renovar contrato, situação que só foi resolvida em outubro.

O Corinthians inscreveu apenas 47 jogadores na lista do Brasileirão, sendo que o regulamento permite até 50 nomes. A escolha por deixar algumas vagas em aberto, somada aos desfalques por lesão, acabou limitando as opções da comissão técnica na reta final do campeonato. O prazo para novas inscrições terminou em 20 de setembro.

Com um olho no presente e outro no futuro, o Corinthians já planeja utilizar a Copa São Paulo de Futebol Júnior como vitrine para eventuais promoções ao elenco principal. Entre os atletas monitorados estão o lateral-esquerdo Denner, o atacante Gui Negão e o zagueiro William, que se destacou nos treinos durante a pausa da Data Fifa.

Além disso, a comissão técnica de Ramón Díaz conta com a parceria de Orlando Ribeiro, técnico do Sub-20, e Chicão, coordenador de transição, para identificar e integrar os talentos da base ao profissional.

A ideia é que, após a Copinha, alguns jovens sejam chamados para o elenco que disputará o Campeonato Paulista 2025, que terá início antecipado na próxima temporada.

Confira abaixo a lista completa de inscritos do Corinthians no Brasileirão 2024:

Goleiros: Hugo Souza, Matheus Donelli, Kauê, Cadu, Felipe Longo, Matheus Corrêa

Laterais: Fagner, Hugo, Matheus Bidu, Matheuzinho, Léo Mana, Diego Palacios, Denner

Zagueiros: Gustavo Henrique, Caetano, André Ramalho, Cacá, Renato, Félix Torres

Meio-campistas: Maycon, Alex Santana, Charles, Raniele, Matheus Araújo, Ryan, Breno Bidon, André Luiz, Dieguinho, Caraguá, Luiz Eduardo, Rodrigo Garro, Igor Coronado, José Martínez, André Carrillo

Atacantes: Pedro Henrique, Yuri Alberto, Pedro Raul, Romero, Giovane, Talles Magno, Kayke, Luiz Fernando, Gui Negão, Kauã Henrique, Héctor Hernández, Memphis Depay