Vasco negocia com capitão da Seleção Brasileira

Seleção Brasileira de futebol (Foto: Reprodução/Instagram)

A temporada nem terminou e o Vasco da Gama já segue atento ao mercado da bola. O Cruz-Maltino está negociando a contratação do lateral-direito, capitão da Seleção Brasileira, Danilo. As conversas acontecem desde a janela de transferências do meio do ano e o clube vai fazer novas investidas para contar com o jogador em 2025.

Um dos principais problemas do Vasco na temporada foi o setor defensivo. Sem encontrar sustentação em alguma dupla de zagueiros, que se revezavam para cometer erros que custaram pontos importantes ao longo da temporada. Hoje, os principais zagueiros do elenco são o veterano Maicon, Léo e João Victor. 

Maicon foi contratado no meio da temporada passada, quando amargava o banco de reservas no Santos, para tentar dar uma sobrevida de experiência ao time enquanto brigava para não cair. Ele chegou a ser importante formando dupla com o argentino Medel, que já foi embora. Mas apesar de ter valências no jogo aéreo, ele já não tem a mesma velocidade de outrora e o desgaste da idade tem o atrapalhado.

Léo é um defensor canhoto que se formou nas categorias de base como lateral-esquerdo no Fluminense. Mas quando estava no São Paulo, Fernando Diniz fez com que ele viesse para dentro do campo, se tornando um zagueiro pelo lado direito. A ideia do ex-treinador da Seleção Brasileira era aproveitar o bom passe e o bom posicionamento de Léo para aprimorar o sistema de jogo, que é a filosofia dele.

Mas desde os tempos de Tricolor, ele convive com as críticas da torcida, por acharem que ele não é combativo o suficiente para a posição. No Vasco, emendou atuações ruins e conviveu com a alternância entre o banco de reservas e o time titular. A tendência é que ele não permaneça pela cobrança exacerbada e pelas partes entenderem que não há mais clima para o atleta em São Januário.

João Victor foi a contratação mais cara da história do Vasco no século, tido como um dos bons zagueiros que o Corinthians revelou mas era pouco utilizado pelo antigo treinador, Ramón Díaz. Quando o argentino saiu e ele se firmou entre titulares, algumas lesões e os vários cartões vermelhos que recebeu, o tiraram de muitos jogos.

Por isso, uma das prioridades do clube é a contratação de homens que possam atuar no sistema defensivo. Danilo surgiu como essa opção no meio da temporada, clube e jogador conversaram, mas ele preferiu ficar na Juventus por mais seis meses.

Com o fim do ano se aproximando, o Vasco reiterou o desejo de contar com o atleta e a tendência é que reforce os contatos para contratar o lateral-direito e capitão da Seleção Brasileira.

Um dos motivos que podem fazê-lo inclinar para o Cruz-Maltino, é a vontade de atuar como zagueiro. Na Juventus, com Thiago Motta, ele já fez a transição e joga assim com o ítalo-brasileiro. Com 33 anos e há 13 anos na Europa, o contato do Vasco pode convencer o jogador a aceitar o projeto e voltar para o Brasil, dentro dessas condições.