A declaração de Pep Guardiola sobre o risco de rebaixamento do Manchester City

Kalvin Phillips sendo orientado por Pep Guardiola - Foto: reprodução

Citizens enfrentam “julgamento do século”

O Manchester City enfrenta uma batalha judicial com a Premier League por supostas violações financeiras e pode acabar rebaixado caso o cube seja considerado culpado. Apesar dessa situação, o técnico Pep Guardiola, que renovou seu contrato, disse que continuará com a equipe, mesmo se isso acontecer.

O contrato de Pep Guardiola acabava em junho de 2026 e as especulações começavam em diversos clubes e até mesmo em seleções, como o Brasil. No entanto, o treinador renovou com o Manchester City até junho de 2027 e afirmou que irá continuar mesmo se o clube for rebaixado.

O Manchester City e a Premier League estão em lados contrários no que é considerado o “julgamento do século”. O time é acusado de infrações financeiras cometidas entre os anos de 2009 e 2018. Caso o City seja condenado, as punições podem incluir a perda de títulos ou até mesmo o rebaixamento na competição nacional. No entanto, Pep Guardiola não cogita deixar o clube.

“Eu disse isso há seis meses. Você tem minhas entrevistas. Eu disse que quando todos os clubes nos acusaram de fazer algo errado e as pessoas disseram: “o que acontece se formos rebaixados?”, disse Guardiola, que contunuou:

“Não sei a posição que eles vão nos dar, a Liga Conferência? Ano que vem vamos subir e subir e voltar para a Premier League. Eu sabia disso naquela época, sinto isso agora”, completou.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de deixar o Manchester City caso o clube fosse rebaixado como punição, o treinador afirmou que teria mais motivos para permanecer no time “na League One (terceira divisão)” do que se estivesse jogando na Champions League, destacando que seu “futuro não depende de estar na Premier League”.

“Você está questionando como se tivéssemos sido punidos. E no momento somos inocentes até que a culpa seja provada. Eu sei que as pessoas querem isso. Eu sei, eu sinto isso. Eu vou esperar. Esperar e ver e depois que a sentença for feita, nós viremos aqui e explicaremos isso”, disse Pep Guardiola em 2023.