O novo estádio do Flamengo está às vias de sair do papel. Na última sexta-feira (22/11), dirigentes rubro-negros apresentaram o projeto para os sócios em um evento na Gávea e um detalhe curioso chamou atenção. Em uma das imagens que mostram o interior do local, é possível ver o placar da disputa de um Clássico dos Milhões, que o Mais Querido está derrotando o arquirrival Vasco da Gama, por 2 a 0.
- Flamengo divulga novidade sobre estádio
- Flamengo tem dois desfalques confirmados para enfrentar o Fortaleza
A construção de uma nova casa é desejo antigo dos flamenguistas e ao que tudo indica ele está próximo de ser concretizado. Na apresentação do projeto do estádio, que será construído no terreno do Gasômetro, a diretoria já definiu até mesmo a data de inauguração. A previsão é que ele seja inaugurado em 15 de novembro de 2029, no aniversário de 134 anos do Mais Querido.
O investimento para a construção está estimado em 1,93 milhão de reais, que o clube espera arrecadar com a venda do naming rights, de cadeiras cativas, de camarotes e do potencial construtivo da Gávea. Esta operação arrecadaria 2,467 bilhões de reais que seriam usados para os gastos gerais envolvendo a obra.
O projeto foi desenhado para que a Nação possa ficar muito perto do gramado, pouco menos de 7 metros, para incentivar os atletas. Além disso, a acústica do setor norte, onde ficará as organizadas, alcançará 16 decibéis, acima de um estádio normal. Tudo pensado para fazer com que a torcida continue a desempenhar o papel de 12° jogador.
Em uma das imagens que exploram a parte interna do estádio é possível ver como tudo vai ficar disposto, inclusive o telão. Um detalhe provocativo aparecia no placar, que mostrava o resultado de um Clássico dos Milhões. Nele, o Flamengo vencia o Vasco da Gama, por 2 a 0. Algo que sempre foi comum para a Nação Rubro-Negra e que tem a perspectiva de se perpetuar.
Neste ano, por exemplo, os rivais se enfrentaram três vezes e o Mais Querido não perdeu uma vez sequer, com direito a uma goleada por 6 a 1, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Nos últimos 20 confrontos, foram 14 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas, com direito a duas goleadas por 4 a 1.
A ampla vantagem rubro-negra é histórica. Desde 1988 que o Flamengo não é derrotado em qualquer final para o adversário. De lá para cá, o Mengão faturou seis Campeonatos Cariocas, nos anos de 1999, 2000, 2001, 2004, 2014 e 2019, e uma Copa do Brasil, em 2006, todas em cima do Cruz-Maltino. Graças ao tricampeonato carioca entre 1999 e 2001, com o marcante gol de falta de Petkovic, que o Vasco foi batizado como “vice de novo”.