A disputa do Super Mundial de Clubes pode render um título histórico ao Flamengo e também gerar uma receita milionária. A FIFA estuda pagar pelo menos 100 milhões de reais só pela participação do Mais Querido no torneio.
- Flamengo tem dois desfalques confirmados para enfrentar o Fortaleza
- Flamengo divulga novidade sobre estádio
O novo Super Mundial de Clubes vai reunir 32 times de todo o planeta, de quatro em quatro anos, para consagrar o clube campeão mundial. Em um formato que se assemelha a Copa do Mundo, os participantes serão divididos em oito grupos com quatro equipes cada e os dois melhores de cada grupo avançando à próxima fase.
A partir das oitavas de final, todas as fases de mata-mata serão em jogo único, inclusive a final. Não haverá disputa de terceiro lugar e o torneio está com data marcada para acontecer no meio de 2025, entre 15 de junho e 13 de julho. Em dezembro, deste ano, acontecerá o sorteio dos grupos, em 5 de dezembro, em Miami, nos Estados Unidos.
Dentre os clubes classificados para o Super Mundial, quatro serão brasileiros. Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão garantidos por terem sido campeões da Copa Libertadores da América em 2021, 2022 e 2023, respectivamente. Enquanto Botafogo e Atlético-MG definem o último time que irá à competição.
Para atrair todas as 32 agremiações e popularizar o torneio, a FIFA pretende distribuir 600 milhões de euros, cerca de 1,3 bilhão, entre os participantes. Neste cenário, o Flamengo receberá 18,7 milhões de euros, cerca de 113 milhões de reais, apenas para estar entre os competidores. A quantia incrementaria as receitas do clube em pelo menos 10%, já que o Mais Querido teve um faturamento de 1,3 bilhão, só em 2023.
A expectativa quanto à realização do mundial é tão grande que fez a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reorganizar o calendário brasileiro da próxima temporada. Os campeonatos estaduais começarão mais cedo, com data prevista de início em 15 de janeiro. O Campeonato Brasileiro, por outro lado, começará em março e será estendido até 21 de dezembro. Tudo isso para prestigiar a nova competição da FIFA, que reúne os melhores times do planeta.